No dia 16 de abril de 2024, ocorreu no anfiteatro do CRAI, uma das palestras que o docente veio ministrar na FOUSP. Ele é professor associado da Faculdade de Odontologia da Universidade de British Columbia, no Canadá, e apresentou uma palestra com o tema: Diversity, equity, and inclusion (DEI) in dental education: From PBL to other didactic materials.

O Prof. Brondani inicia a palestra relatando um pouco do passado histórico dos indígenas no Canadá, pois não é possível falar de diversidade e inclusão sem citá-los antes. Ele conta como o povo indígena ainda é extremamente discriminado e mostra como um exemplo, os alunos em sala de aula que, às vezes, sequer se apresentam como indígenas por medo do julgamento. Seguindo nesse raciocínio, o docente também se expressou através de sua camiseta que continha a frase “Every child matters”, e fazia referência aos milhares de cadáveres de crianças indígenas que foram encontradas nas regiões em que tinham os sistemas de escola residenciais estabelecidos entre a Igreja católica e o governo canadense no final do século XIX.

Após essa introdução, ele nos apresentou uma iniciativa da American Dental Education Association, que é uma organização nacional que representa a odontologia acadêmica e conta com membros de todas as 80 escolas de odontologia dos Estados Unidos e Canadá. Essa associação tem como um de seus objetivos incentivar mudanças nos programas e instituições de educação odontológica, a fim de torná-los mais inclusivos e diversificados. Ele ressaltou que não se trata de um guia de qual deve ser a porcentagem de professores de cada gênero, por exemplo, mas sim um documento que incentive a diversidade e inclusão nas universidades e como isso deve ser feito. “Imagine um estudante indígena interessado em aplicar para uma faculdade de odontologia; então ele entra no site da faculdade para ver quem são os professores e não vê ninguém que se pareça com ele… Logo, para atrair alunos diversificados, é necessário uma faculdade diversificada ”, relata o docente.

O palestrante discorreu sobre o assunto citando também outras questões de inclusão relacionadas à odontologia, e fez revisão de alguns casos de método PBL utilizados na faculdade. Por fim, abriu espaço para perguntas e dúvidas, que gerou uma roda de conversa bem interessante a respeito até da questão da inclusão na FOUSP.

Vivemos em um tempo de constante mudança e não é de se esperar que uma faculdade se adapte e se torne “diversificada”  tão rapidamente, porém o importante é que estamos no caminho para essas mudanças. Ele também contou que no Canadá não é muito diferente daqui, pois ainda não estão totalmente adequados a essas questões de diversidade e inclusão, porém já possuem iniciativas que levam a esse rumo, como cursos que ele mesmo ministra sobre esses assuntos.

Texto: Marina Timbó Colmanette