A ex-aluna de mestrado da FOUSP, Juliana de Almeida Barros, contou um pouco da sua experiência profissional e da importância da FOUSP e IPEN na sua carreira.

A Profa. Dra. Juliana está há 15 anos na Universidade do Texas em Houston e recentemente foi promovida a Professora Titular.  A escolha pela Odontologia surgiu por vários motivos, dentre eles, por gostar de cuidar da saúde das pessoas, e, por ter habilidade manual, e pela parte criativa e artística da Odontologia.

Formou-se pela UNIUBE, Uberaba-MG e após a graduação mudou-se para São Paulo, onde por alguns anos trabalhou em seu consultório particular. Nessa época, sentiu a necessidade de mudança e vontade de se especializar. Com isso, resolveu estudar fora do país. Foi para os Estados Unidos estudar Dentística na Universidade de Michigan.  Após a conclusão da sua especialização, voltou ao Brasil e nesse mesmo período conheceu o Prof. Dr. Carlos de Paula Eduardo, o qual a convidou para ser voluntária no Laboratório Especial de Laser em Odontologia (LELO) na Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (FOUSP).

A experiência no LELO foi tão enriquecedora, que ao saber que voltaria para os Estados Unidos, seu mentor Prof. Dr. Carlos de Paula Eduardo sugeriu realizar o Mestrado Profissional em Lasers oferecido pela FOUSP/IPEN. De volta aos Estados Unidos, foi contratada como Professora Assistente pela Universidade do Texas. Nesta época, em 2008, ficou surpresa quando constatou que não havia nenhum curso ou pesquisa sobre lasers em odontologia e sugeriu um curso eletivo de laser para introduzir essa tecnologia na Universidade do Texas.  Este projeto foi um sucesso, cresceu muito, e hoje o laser está presente no currículo principal da Universidade. Atualmente, todos os alunos da graduação (106), os residentes da Pós-graduação (50) e os higienistas (40) se formam com habilitação em lasers. Dra Juliana é membro do Conselho Administrativo da Academy of Laser Dentistry (ALD), onde a missão é promover o conhecimento e educação em Lasers na Odontologia. Atualmente, ela também é a presidente do grupo especial de laser em Odontologia pela American Dental Education Association, uma organização sem fins lucrativos e que se dedica no avanço da educação dos profissionais da Odontologia e dos programas acadêmicos.

Ela é muito grata aos seus mentores Prof. Carlos de Paula Eduardo da FOUSP e a Profa. Denise Zezell do IPEN, e a todos que, de alguma maneira, participaram desta jornada de conhecimento. Pois o mestrado profissional Lasers em Odontologia proporcionou seu desenvolvimento, crescimento e especialmente abriu muitas portas para o sucesso alcançado na sua carreira acadêmica.