Criado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) em 2008 e executado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Programa Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs) tem como finalidades: pesquisa, formação de recursos humanos e transferência de conhecimentos, tecnologias e inovações para a sociedade e para os setores público e empresarial, além de promoção de ações que fortalecem colaborações com grupos de excelência de países líderes na respectiva área de atuação, facilitando a inserção da ciência e tecnologia brasileira no cenário internacional.

O primeiro INCT – Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Saúde Oral e Odontologia foi lançado em setembro de 2023 e, em novembro, ocorreu o encontro virtual, com apresentação de todas as 21 instituições de ensino superior, de 13 diferentes estados envolvidos. Foram apresentados projetos e competências que foram compartilhadas com toda a rede para qualificar as pesquisas e gerar maior impacto nos produtos e serviços.

No evento, que ocorreu na UFU em Uberlândia, que é a sede do INCT, estiveram presentes o Reitor da UFU, Prof. Dr. Valder Stefan Júnior, o Diretor da Faculdade de Odontologia da UFU, Prof. Dr. Sérgio Vitorino Cardoso; o Coordenador de Área da Odontologia da CAPES Prof. Dr. Manoel Damião de Sousa Neto; o Presidente do CRO-MG Sr. Raphael Castro Mota, entre outros.

O INCT é composto por 48 pesquisadores de alta notoriedade com o intuito de melhorar a saúde bucal por meio dos avanços de pesquisas científicas e da inovação em tecnologia na área da saúde bucal, com foco nas melhorias dos processos do SUS e em benefício da população brasileira.

Os professores da FOUSP, todos titulares, que participam do INCT são: Ana Estela Haddad e Marcelo José Strazzeri Bönecker, do Departamento de Ortodontia e Odontopediatra e Giuseppe Alexandre Romito, e Marina Helena Cury Gallottini. do Departamento de Estomatologia, além da aluna de pós-graduação da área de odontopediatria Giovanna Marinho. O INCT é coordenado pelo Prof. Dr. Carlos José Soares, da Universidade Federal de Uberlândia e do professor Dr. Saul Paiva da UFMG.

Os principais objetivos são: focar em epidemiologia clínica, ao criar um Observatório Nacional de Saúde Oral e seus agravos para impactar políticas de saúde públicas, além de desenvolver plataformas de diagnóstico, protocolos de tratamento e biomateriais odontológicos inovadores em parceria com o setor industrial da Odontologia, visando, atuar na inovação, tanto na clínica, quanto na indústria.

Os docentes da FOUSP irão colaborar com algumas das metas do INCT, entre elas:

• desenvolver plataforma digital de orientação profissional de teleodontologia para monitoramento e orientação profissional no SUS
  • capacitar peritos odontologistas no Brasil e América Latina por meio de publicação de material instrucional, cursos e engajamento institucional
  • avaliar impacto na saúde pública dos agravos da fluorose e hipomineralização do esmalte dental
  • analisar ações preventivas e curativas de doenças como cárie, má oclusão e trauma dental em comunidades ribeirinhas da Amazônia e população indígena
  • transferir conhecimento gerado no INCT-ODONTO por meio de cursos anuais para Escolas de Ensino Médio da rede pública como forma de disseminar e popularizar a ciência aplicada à saúde humana
  • fomentar popularização da ciência por meio de PITCH – vídeos, canais de comunicação em plataforma de redes sociais para divulgação de atividades do INCT.