O II Simpósio de Frênulos Orais e Laser, sediado no Anfiteatro Myaki Issáo, ocorreu no dia 08 de novembro de 2024. Coordenado pela Profa. Dra. Patricia Moreira de Freitas Costa e Silva, titular do Departamento de Dentística e pela CD. Dra. Luciane Hiramatsu Azevedo, o evento propôs uma reflexão transdisciplinar sobre os temas abordados, por meio de discussões e mesas redondas, com diversos palestrantes.

A abertura pela manhã foi feita pela Profa. Dra. Patricia Freitas, que introduziu as pautas do dia e agradeceu ao Diretor da FOUSP, Prof. Dr. Giulio Gavini, ao Chefe do Departamento de Dentística, Prof. Dr. Celso Luiz Caldeira e ao Coordenador pelo Laboratório Especial de Laser em Odontologia (LELO), Prof. Sênior Carlos de Paula Eduardo. Além disso, apresentou brevemente aos convidados o Laboratório e sua equipe atual. 

Em seguida, o moderador, Prof. Dr. Eric Mayer dos Santos, docente do Departamento de Dentística da FOUSP, introduziu a primeira palestrante do dia, Profa. Dra. Maria Salete Nahas Pires Correa, docente aposentada do Departamento de Ortodontia e Odontopediatria da FOUSP. Ela abordou o assunto “Como surgiu a Odontologia para bebês”, explicando o histórico dessa especialidade, mostrando casos de pacientes e relatando suas experiências.

Logo após, o Prof. Dr. Cássio Alencar dissertou a respeito das “Técnicas Cirúrgicas para Frênulos Linguais baseadas em Evidências Científicas”, discorrendo sobre a literatura atual e exemplificando com vídeos de casos clínicos. Finalizada a palestra, o Prof. Dr. Cassio e a Profa. Dra. Maria Salete formaram uma mesa redonda para eventuais dúvidas e discussões com os participantes. 

O segundo bloco foi moderado pela Profa. Dra. Marinês Trevisan e teve início com a Profa. Dra. Michele da Silva Jordan Faleiros, que é Pediatra neonatologista pela FMUSP e Coordenadora do Banco de Leite Humano da Unidade de Neonatologia do HU-USP. Ela contou sobre o Banco de Leite do Hospital Universitário da USP (HU), discorrendo sobre o histórico, as etapas de processamento e controle de qualidade do leite humano e a importância da promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. 

A Profa. Dra. Yasmin Frazão foi a próxima a palestrar. Docente da especialização em Motricidade Orofacial na FOB/USP e pesquisadora na área, ela discutiu a “Importância da Fonoaudiologia na Anquiloglossia nas diversas fases da vida”. 

Para finalizar, o Prof. Dr. Fernando Melhen Elias, docente do Departamento de Cirurgia da FOUSP, discursou sobre a pauta “Ambiente Hospitalar – Setores público e privado”, enaltecendo a atuação hospitalar do cirurgião-dentista e a sua responsabilidade enquanto membro do corpo clínico. Ao final, formou-se novamente uma mesa de dúvidas, que se repetiu nos blocos seguintes, conforme os convidados palestraram. 

Durante a tarde, o assunto “Analgésico e Antiinflamatório em Bebês e Crianças” foi introduzido pela Profa. Dra. Maria Aparecida B. Luchetti. docente do Departamento de Estomatologia da FOUSP, que comentou sobre as situações de uso desses medicamentos e as contra indicações. Em seguida, foi discutido pela Profa. Dra. Márcia Turolla Wanderley, docente do Departamento de Ortodontia e Odontopediatria da FOUSP, o tema “Estabilização Protetora: Quando utilizar?”. Além de definir o termo e explicar mais sobre a prática, ela destacou alguns pontos importantes na utilização dessa técnica, como a atenção às expressões corporais e verbais da criança, a necessidade do trabalho em equipe e a conscientização dos pais. 

Para finalizar este bloco, moderado pela Profa. Dra. Suzana Cardoso Moreira, seguiram-se mais duas apresentações pelas docentes Luciana Corrêa, do Departamento de Estomatologia da FOUSP e Denise Maria Zezell. A Profa. Dra. Luciana dissertou sobre os “Possíveis mecanismos relacionados à fibrose dos frênulos linguais”, definindo a fibrose, apresentando as características de reparo no frênulo lingual e discutindo os fatores relacionados à fibrose no frênulo lingual. Já a Pesquisadora Titular do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN), Denise Zezell, comentou sobre o “Avanço do uso dos Lasers de Alta Potência nos Tecidos Moles Orais”, explicando o funcionamento dos lasers, os principais perigos e a segurança física durante seu uso. 

Posteriormente, a Profa. Dra. Lia Santos, fisioterapeuta e especialista em Osteopatia e Dor, palestrou sobre a “Osteopatia na Anquiloglossia: Abordagens Integrativas para o Desenvolvimento”, focando nas suas definições e nas queixas clínicas dessa condição. Seguindo esse tema, a Profa. Dra. Myrian Stella Novaes, Titular pela Universidade Federal de Uberlândia, destacou o “Tratamento da Anquiloglossia em Ambiente Hospitalar”. E para finalizar o dia, o tema teve continuidade com a Profa. Dra. Thaís Gimenez, que é docente temporária da disciplina de Odontopediatria na FOUSP, e concluiu com as “Evidências Científicas nas Consequências da Anquiloglossia no Sistema Estomatognático”.

Texto: Marina Timbó Colmanette

Fotos: Marina Timbó Colmanette, Jainny Rodrigues Medeiros e Amarildo de Almeida

IMG_6657