A Clínica de Pesquisa em Defeitos de Esmalte, vinculada ao Departamento de Odontopediatria da FOUSP, vem ganhando destaque por sua atuação pioneira no atendimento especializado e gratuito à crianças e adolescentes com defeitos de desenvolvimento do esmalte dentário. O Prof. Dr. Marcelo José Strazzeri Bönecker é o docente responsável por essa clínica.
Criada há, aproximadamente, seis anos, a clínica surgiu com o propósito de aliar pesquisa científica de excelência à oferta de um serviço completamente gratuito e qualificado para uma população frequentemente negligenciada. Os defeitos de esmalte são alterações que comprometem não apenas a estética, mas também a saúde bucal e a qualidade de vida de crianças e adolescentes, exigindo um tratamento complexo, individualizado e muitas vezes de alto custo.
De janeiro de 2023 à março de 2025, ela realizou 4.138 atendimentos a diferentes crianças e adolescentes, oferecendo suporte clínico, acolhimento e tratamento especializado. Apenas nos primeiros meses de 2025, mais de 40 famílias foram atendidas, com uma média de avaliação de 5 estrelas para a qualidade do serviço prestado.
Com uma trajetória ainda jovem e marcada por conquistas significativas, como dois cursos de extensão aprovados e realizados pela USP no ano de 2024, a Clínica de Pesquisa em Defeitos de Esmalte da FOUSP reafirma seu papel como referência no cuidado odontológico infantil, contribuindo para a formação de profissionais, o avanço do conhecimento científico e a transformação social.


A triagem para atendimento de novos casos segue aberta, e crianças e adolescentes com manchas nos dentes similares às imagens apresentadas podem entrar em contato, somente por telefone, para fazer seu agendamento: (11) 3091-7814. De segunda à sexta-feira, das 8h às 16h.
Texto: Ana Carolina Cheron Gentile