Na tarde do dia 14 de Junho de 2023, a Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo teve o prazer de receber, no Anfiteatro Myaki Issáo, o Lançamento do Livro “Odontologia na Oncologia: Atenção Interdisciplinar à Saúde Bucal do Paciente com Câncer de Boca” de autoria das Professoras Doutoras Camila Gallo e Dra. Carina Domaneschi, ambas do Departamento de Estomatologia.

O livro aborda os aspectos da saúde bucal, que vão desde a suspeita de lesão maligna na cavidade oral e seu diagnóstico até o manejo odontológico desse paciente no contexto do tratamento oncológico. Oferece, ainda, uma visão interdisciplinar desse assunto, para complementar a formação do estudante de Odontologia e auxiliar a prática clínica do cirurgião-dentista. Uma vez que no Brasil, o câncer de boca é atualmente a 5a neoplasia maligna mais frequente no sexo masculino e a 13a no sexo feminino (INCA 2020-22), e o indivíduo com câncer de boca pode tornar-se um paciente real.

O evento teve início com agradecimentos da Professora Camila aos presentes e a todos que contribuíram para a criação e o lançamento do livro. Ela também fez uma breve apresentação dos pontos principais abrangidos pela obra. Logo após, a Professora Carina também agradeceu ao trabalho conjunto de todos.

Em seguida, o Prof. Dr. Fábio de Abreu Alves, Professor Associado do Departamento de Estomatologia, deu uma aula abordando o tema “Linha do Tempo de Participação do Cirurgião-Dentista no Tratamento Oncológico”.

Texto e fotos: Gustavo Bernardes

Livro Odontologia na Oncologia