Graduada pela FOUSP em 1975, onde também obteve seu mestrado em 1985 e doutorado em 1990, ambos em Diagnóstico Bucal, Radiologia Odontológica e Imaginologia. Sua tese de Mestrado levava o título “Estudo da prevalência das anomalias dentárias, através do exame radiográfico intrabucal”, enquanto a de doutorado “Estudo radiográfico dos incrementos ósseos mandíbulo-faciais, em qüinqüênios, de pacientes descendentes de japoneses, nas elipsopantomografia”. A Livre Docência foi defendida em 1998.

Desde 1982, é especialista em Radiologia pelo Conselho Regional de Odontologia do Estado de São Paulo.

Aposenta-se como Professora Associada da Disciplina de Radiologia do Departamento de Estomatologia da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo, onde desempenhou a função de docente desde 1978.

Durante esses 45 anos na FOUSP, ocupou cargo como membro do conselho consultivo do Departamento de Estolatologia, coordenadora do curso noturno da disciplina de radiologia, membro da Congregação, como representando dos Professores Associados.

Suas principais linhas de pesquisa foram: Radiografias panorâmicas, cefalométricas e convencionais; Imaginologia e Ressonância Magnética e Biossegurança em Imagenologia Odontológica.

Participou ativamente na criação do Laboratório para Análise e Processamento de Imagens (LAPI), da Disciplina de Radiologia da Faculdade de Odontologia da USP, inajugurado em 2003 que tem como objetivo desenvolver estudos relacionados às densidades das estruturas anatômicas dentomaxilares.

Foram mais de 30 projetos de pesquisa, 163 Artigos completos publicados em periódicos, 10 livros publicados, 50 capítulos de livris publicados, 14 Textos em jornais de notícias/revistas e 90 Resumos publicados em anais de congressos.

A FOUSP sente-se honrada em ter, durante 45 anos, a Profa. Dra. Emiko Saito Arita em seu quadro de docentes e agradece por toda sua dedicação ao ensino, pesquisa e extensão, atividades essas desempenhadas brilhantemente durante sua carreira.

Os professores Plauto Christopher Aranha Watanabe, (FORP) e Emiko Saito Arita, (FOUSP) lançaram, no final de 2012, a obra Imaginologia e Radiologia Odontológica.

Segundo os autores, a radiografia ainda é a principal ferramenta complementar de diagnóstico para a odontologia e muitas vezes para a medicina. A obra traz material didático acadêmico com abrangência na radiologia básica e na radiologia diagnóstica, dividido em 13 capítulos. O prefácio da obra é do professor Flavio Fava de Moraes, cirurgião dentista pela FOUSP e professor do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da USP, onde foi Reitor de 1993 a 1997.

Imaginologia e Radiologia Odontológica tem 14 capítulos que abrangem, entre outros assuntos, o estudo da saúde bucal no Brasil; aplicação dos raios X; filmes, sensores e processamentos de imagens; técnicas e diagnósticos radiográficos; biologia da radiação e radioproteção; tomografia computadorizada tipo Cone Beam, e o programa de garantia de qualidade em Radiologia Odontológica.