Viseu

10.  11792523

11.  11792590

12.  11792519

Até 10/10/2023 o Edital CCANI-FO Nº 02/2023 recebe inscrições no Programa de Bolsas de intercâmbio Internacional para Alunos de Graduação

SELEÇÃO PARA PARTICIPAÇÃO NO PROGRAMA DE BOLSAS DE INTERCÂMBIO INTERNACIONAL PARA ALUNOS DE GRADUAÇÃO DA FOUSP 2023.

No período de 20 de setembro a 10 de outubro de 2023, a CCANI-FOUSP receberá a documentação para selecionar discentes interessados no Programa de Bolsas de intercâmbio Internacional para Alunos de Graduação. O período de intercâmbio é de no mínimo 31 dias sem limite máximo de dias e o valor total da bolsa para cada aluno(a) é de R$14.000,00 (quatorze mil reais). As vagas ofertadas pelas instituições de Ensino conveniadas são:

• 03 (três) vagas para University of Zagreb, School of Dental Medicine – Croácia;
  • 03 (três) vagas para Universidade CatóIica Portuguesa de Viseu, Faculdade de Medicina Dentaria – Portugal;

–   02 (duas) vagas para a Universidad Internacional del Ecuador, Facultad de Ciencias Medicas de la Salud y de la Vida – Equador

1. DOCUMENTAÇÃO PARA INSCRIÇÃO:

1.1     Os estudantes deverão entregar os documentos a seguir para análise, classificação e indicação dos contemplados:

• Histórico escolar atualizado;
  • Currículo Lattes atualizado;
  • Carta de motivação (carta simples explicando o motivo pelo qual quer fazer o intercâmbio – importante declarar em qual instituição de ensino conveniada quer realizar o intercâmbio);
  • Cópia dos comprovantes de certificados/cursos em inglês e/ou de outros idiomas;
  • Ficha “DADOS COMPLEMENTARES” totalmente preenchida.  Anexo 1 -deste edital;
  • Avaliação socioeconômica: apenas para alunos que participam do PAPFE (Programa de Apoio a Permanência e Formação Estudantil – Anexar Protocolo de inscrição da PAPFE);
  • Avaliação de critérios de equidade: apresentar autodeclaração: A – mulheres autodeclaradas negras, indígenas, com deficiência, trans; B – homens autodeclarados negros, indígenas, com deficiência, trans.

1.2.    Documentação complementar para inscrição; se houver:

• Carta descrevendo sua colaboração com a CCANI nos últimos anos;
  • Carta descrevendo atividade de iniciação científica que desenvolve atualmente e parte do projeto de IC que irá desenvolver no período de intercâmbio na instituição de ensino no exterior;
  • Cópia de comprovante de bolsa de Iniciação Científica concedida por agência de fomento.

1.3. Os documentos deverão ser entregues diretamente ao  Sr. Carlos A Bordignon, secretário da CCANI FOUSP em envelope lacrado e devidamente identificados (com nome completo do aluno, número USP, e-mail para contato e telefone) . Só serão aceitos documentos enviados no prazo e será considerada a data de entrega no setor.

2. SELEÇÃO/CLASSIFICAÇÃO:

2.1. A classificação obedecerá a pontuação distribuída de acordo com os documentos solicitados no item 1 deste edital para análise/classificação dos inscritos, aos candidatos que atenderem aos seguintes requisitos mínimos:

•  Ser estudante regularmente matriculado no curso de Odontologia FOUSP e não ter dependências conceituadas com RN, RA e RF em disciplinas obrigatórias e que não tenham cursado com conceito final de aprovação até o momento da indicação;
  • Ter concluído ao menos 40% (quarenta por cento) do total dos créditos necessários para a conclusão do curso e o período de interstício de 04 (quatro) semestres dentro do curso (vínculo) atual, desconsiderados aqueles a vínculos anteriores interrompidos por motivo de transferência interna ou externa, conclusão ou encerramento de qualquer natureza;
  • Ter média Normalizada por Turma igual ou superior a 5.000 (cinco, sem arredondamentos registro mais recente Sistema Mundus);
  • Ter comprovado nível de conhecimento de língua estrangeira equivalente ou superior ao mínimo exigido pela IES estrangeira;
  • Ter como finalidade de intercâmbio a matrícula em disciplinas, inclusive aquelas referentes a estágio curricular e que envolvam atividades práticas e ou/laboratoriais, sendo apto para indicação do candidato que comprometer-se com, no mínimo, atividade acadêmica a ser desenvolvida durante o intercâmbio que corresponda a 01 (uma) disciplina do seu curso de origem na USP, no caso de intercâmbio com duração de no mínimo 31 dias;

Ser beneficiário do PAPFE e/ou ser discente PPI

3. RESULTADOS

3.1 Os resultados individuais serão classificados por meio de tabela com pontuação atribuída de acordo com os documentos entregues pelos discentes no ato da inscrição. Em caso de empate, o(a) aluno(a) cursando o semestre mais adiantado terá prioridade.

3.2 Será elaborada uma lista por instituição de Ensino Conveniada com todos(as) os(as) candidatos(as) aprovados(as).

3.3 A Comissão Julgadora é formada pelos membros da Comissão de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional da FOUSP.

4. DISPOSIÇÕES FINAIS

4.1    Os estudantes selecionados receberão uma pasta com documentos de apresentação para a universidade estrangeira e modelo de relatório de atividades para entrega quando retornar ao Brasil para finalização de sua mobilidade no Sistema Mundus.

4.2  Os estudantes selecionados deverão apresentar plano de estudos para quando retornarem do intercâmbio, devidamente aprovado pela Comissão de Graduação FOUSP.

4.3   No prazo de trinta dias após seu retorno ao Brasil, o estudante se compromete a entregar um relatório de atividades desenvolvidas no intercâmbio (de acordo com modelo solicitado junta à documentação entregue aos selecionados).

4.4  Os dispositivos constantes no documento “Programa de Bolsas de intercâmbio Internacional para os alunos de Graduação USP 2023”, complementam as informações contidas neste Edital.

4.5      Os casos omissos neste Edital serão resolvidos pela CCANI-FOUSP.

São Paulo, 18 de setembro de 2023

AUTODECLARAÇÃO PPI( ) sim    ( ) não
COLABORAÇÃO COM CCANI( ) sim    ( ) não
FAZ IC ATUALMENTE( ) sim    ( ) não