A Comissão Julgadora para o concurso de habilitação à Livre-Docência junto ao Departamento de Estomatologia, com base na área de Patologia Oral, aprovou, com nota 10 por unanimidade em todas as provas, o Professor Doutor Paulo Henrique Braz da Silva, no final da tarde do dia 7 de fevereiro de 2024. Ainda, finalizando o concurso, no relatório da banca foi enaltecido o “robusto percurso acadêmico” do docente.

A banca foi composta pelos Professores Doutores Fernando Augusto Soares, Professor Titular do Departamento de Estomatologia da Faculdade de Odontologia; Suzana Cantanhede Orsini Machado de Sousa, Professora Titular aposentada da Faculdade de Odontologia; Ester Cerdeira Sabino, Professora Titular da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo; Alessandro Antonio Costa Pereira, Professor Titular do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade Federal de Alfenas e Eva Burger, Professora Associada do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade Federal de Alfenas.

O novo Professor Associado, possui graduação em Odontologia pela Universidade de São Paulo (2003), mestrado e doutorado em Odontologia (Patologia Bucal) e em Biologia Celular e Molecular pela Université de Nice Sophia-Antipolis, Nice, França (2009), Pós-doutorado no Laboratório de Virologia do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo (IMTSP), Universidade de São Paulo (2014).

É docente da Disciplina de Patologia Geral do Departamento de Estomatologia e Pesquisador Associado do Laboratório de Virologia do Instituto de Medicina Tropical da Faculdade de Medicina – IMT/FMUSP.

Atualmente é Diretor Adjunto da Área de Mobilidade Acadêmica da Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional – AUCANI. Tem experiência na área de Morfologia, com ênfase em Patologia e Histologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Anatomia Patológica, Patologia Molecular, Imuno-histoquímica, Virologia (Herpesvirus humanos, HPV e Poliomavirus) e Biomarcadores diagnósticos salivares.

Ministra a disciplina de patologia geral na graduação e Divulgação dos Achados Científicos em Saúde: Popularização da Ciência como Estratégia de Disseminação de Conhecimentos Acadêmicos para o Público não Especializado; Análise Crítica da Pesquisa em Patologia Oral e Maxilofacial e Pacientes Especiais; Eventos Moleculares Associados ao Reparo Tecidual no Sistema Estomatognático Teleodontologia e Telessaúde e Saúde Digital: novas formas de cuidado e de ensino após o advento da pandemia pela COVID-19, na Pós-Graduação.

Suas linhas de pesquisa são: Epidemiologia, etiopatogenia, diagnóstico e tratamento das doenças do complexo maxilofacial.