texto e fotos de autoria da Profa. Dra. Mary Caroline Skelton Macedo

1o dia – a viagem

Domingo cedinho, saída da FOUSP: todos animados, iniciando o dia com a tarefa de carregar caixas e mais caixas de material para o micro-ônibus e a van da casa. Alguns pais também ajudam com as mochilas e pertences dos filhos, olhando curiosos os nossos alunos carregando até uma enorme e pesada autoclave.

A empolgação está no olhar de cada um dos nossos estudantes: andam para lá e para cá… há muita solidariedade e cuidados com os pertences pessoais, com o material e instrumental e todos os paramentos.

Começa a nossa viagem de muitas horas para o interior de Minas Gerais.

Os motoristas (Sr. Otelino e Sr. Donizete) seguiram em conjunto, sempre monitorando uma ao outro. Tudo tranquilo nos dois carros: nossos estudantes, como diria o Prof Francci, “nos matam de orgulho!”.

Almoçamos na estrada e partimos para Cristina. Muitos dos alunos dessa turma não haviam participado ainda do Projeto do Sorria pro Bem e perguntavam as coisas mais diversas, como se são muitas crianças, se as escolas são receptivas ou o que podem aprender nessa viagem. Apesar dos pensamentos contrários de muitos, o empenho fundamental dos nossos estudantes é o aprendizado e a troca de vivências nos projetos. Prof Francci: você tem toda a razão!

A viagem é sublime: paisagens ricas de um Brasil que se perde em inúmeros tons de verde, com direito a flores e frutas! Pero Vaz de Caminha errou em sua famosa carta: aqui, mesmo que não se plante, há uma abundância vegetal e animal de encher os olhos!

Nossos alunos trocam experiências pessoais e vivências únicas (como fala esse Will!!!). Alguns descansam no dia dos professores, mas não se esquecem de me cumprimentar… eu que estou indo a testemunhar a experiência deles como professores de todas as crianças de um município! Todos os seus professores têm muito orgulho de vocês!

Chegamos a Cristina! Uma cidade simpática em um vale circundado por lindas montanhas!

Os alunos trazem barracas e acampam no ginásio da cidade: é uma cena linda! Barracas coloridas sendo levantadas, um ajudando o outro a encher os colchões de ar. Muita amizade sendo fortalecida por gestos simples, mas que o dia a dia não permite viver…

Como são responsáveis nossos meninos! Como são maduros e solidários! Quanto orgulho de suas atitudes e comportamentos! Hora de ir para a cachoeira e deixar que as águas fresquinhas revigorem as forças. A semana
pode ser pesada, mas sempre há lugar para a leveza e a recomposição das boas energias!

Os nossos estudantes já tinham toda a programação dos dias: iríamos jantar e nos reunir às 21h para ajustes do dia seguinte e a seleção dos amigos-anjo de cada um (sorteio de um amigo que cuidaria de um dos colegas durante todas as atividades, com bilhetinhos de encorajamentos, docinhos e outros carinhos. Eles pensam em tudo: saúde mental renovada a cada nova atenção do amigo-anjo!

Fim de um dia cansativo, mas revigorante! Descansem todos: vocês são os verdadeiros anjos nas vidas dessas crianças!

2o dia – primeiros atendimentos

O combinado é um café da manhã rápido às 6h (isso mesmo: às 6h da manhã todos deveriam estar prontos para o café da manhã, para carregar ônibus e van, cheios de energia e com seu melhor sorriso no rosto!…. E lá estavam!).

Com os profissionais distribuídos em duas escolas distintas, seguimos para os destinos de cada um dos transportes.

E assim começam os trabalhos nas escolas: atividades educativas nas salas de aula (nossos alunos foram perfeitos!), escovação supervisionada e exames clínicos de cada uma das crianças que foram autorizadas pelos pais ou responsáveis. É um trabalho hercúleo, mas absolutamente divino!

O almoço as escolas fornecem e o dia promete! Os atendimentos seguem até o final da tarde,om reuniões com os pais das crianças programadas para o período da noite.

Quem disse que nossos estudantes não gostam de trabalhar e aprender? Quando se está devidamente motivado, o trabalho, por mais cansativo que seja, transforma o dia e torna o desgaste leve e encorajador.

Projeto Sorria pro bem - Cristina, MG- 2023