Grupo de pesquisadores colombiano lança rede nacional de evidências com apoio de especialistas brasileiros: Iniciativa busca fortalecer o uso de dados e pesquisas na formulação de políticas públicas no país

Em um evento virtual realizado nesta terça-feira, 9 de abril, foi lançada oficialmente a Red Colombiana de Evidencias, iniciativa que reúne pesquisadores, formuladores de políticas públicas e representantes da sociedade civil com o objetivo de organizar e fortalecer o ecossistema de evidências na Colômbia. A proposta é promover uma coalizão intersetorial voltada para temas prioritários da agenda nacional, com foco especial na agenda 2030.

O evento contou com a participação da Profa. Dra. Fernanda Campos de Almeida Carrer, do departamento de Odontologia Social da FOUSP, representante da Coalizão Brasileira pelas Evidências, grupo fundado em 2021 que hoje reúne mais de 40 instituições empenhadas em promover intervenções sociais baseadas em evidências. Fernanda compartilhou a experiência brasileira na articulação de diferentes organizações que atuam na chamada PIE (Política Informada por Evidências), destacando os avanços e desafios enfrentados pela coalizão.

A Coalizão Brasileira tem apoio da Partnership for Evidence and Equity in Responsive Social Systems (PEERSS), rede internacional que fomenta o uso de evidências para orientar decisões políticas em diversas regiões do mundo, como África, América Latina, Caribe e Ásia, além de contar com parcerias no Canadá, Líbano e Reino Unido.

Durante o evento, a pesquisadora Jéssica Farias, do Hub Latinoamericano de Evidências e do Instituto Veredas,  apresentou o relatório anual da Coalizão Brasileira, destacando os principais resultados alcançados em 2024. A apresentação foi encerrada com um vídeo que evidencia a força e o afeto entre os membros da rede, e o impacto inspirador da iniciativa em outras partes do mundo.

A expectativa é que redes colaborativas como essa se espalhem pelo continente, fortalecendo a cooperação Sul-Sul entre os países latino-americanos, promovendo uma cultura de políticas públicas mais eficientes, custo-efetivas, justas e sustentáveis, com base nas melhores evidências disponíveis.

https://acesse.one/bzAqd