O livro Histologia e Embriologia Oral chega à sua 5ª edição, tornando-se um dos livros didáticos mais longevos e publicados com maior regularidade na Odontologia no Brasil. O livro é adotado pela maioria das faculdades de Odontologia do país, desde sua primeira edição em 1999, por possuir formato claro, muito ilustrado e ser extremamente didático, de fácil entendimento para o aluno de graduação e para o clínico geral que quer recordar e se atualizar nesta matéria básica.

Prof. Victor Arana, é Docente Titular do Departamento de Biomateriais e Biologia Oral da FOUSP. Nascido no Peru e naturalizado brasileiro, é cirurgião-dentista formado pela Universidade Peruana Cayetano Heredia, possui Mestrado e Doutorado em Biologia Celular e Tecidual pelo ICB da USP. Foi professor da Faculdade de Estomatologia da Universidade Peruana Cayetano Heredia (1985-1992) e professor do ICB-USP (1993-2008). Foi professor visitante da Universidade de Montreal, Canadá (2000 e 2006). É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq desde 1998. Na FOUSP desde 2009, foi Chefe do Departamento, Presidente da Comissão de Graduação e atualmente é Coordenador da CEUA. Prof. Victor é autor de numerosos trabalhos e artigos de revisão em revistas internacionais, bem como revisor de artigos submetidos a mais de 50 revistas científicas internacionais. É membro do corpo editorial de importantes revistas da área de Biologia Oral e autor de mais um livro-texto (Biologia Celular e Tecidual para Odontologia, de Victor Arana e Vivian Bradaschia).

Prof. Eduardo Katchburian, falecido em 2014, foi cirurgião-dentista formado pela FOUSP e médico pela Unifesp, com Doutorado pela Universidade de Londres da qual foi Professor por 25 anos. Após seu retorno ao Brasil, em 1990, foi Professor Titular da Unifesp e credenciado no ICB da USP para a orientação do doutorado do Prof. Victor Arana. Em 1997, os dois docentes planejaram o livro e escreveram todos os capítulos, outorgando, assim, uniformidade ao conteúdo, tanto no aspecto didático como na profundidade dos aspectos abordados. A primeira edição foi lançada em 1999 e as seguintes em 2004, 2012 e 2017.