Formado pela FOUSP em 1975, mestrado em 1986 e doutorado em 1990, ambos em Dentística, ingressou como docente no ano de 1982.

Ocupava o cardo de Professor Associado no Departamento de Dentística e também Revisor de periódico da Revista Dental Press de Estética (Maringá), Revisor de periódico da Revista da Faculdade de Odontologia de Lins, além de Membro de corpo editorial da Brazilian Dental Sience, do corpo editorial da Revista Dental Press de Estética (Maringá) e Membro de corpo editorial da Revista da Faculdade de Odontologia de Lins.

Vasta experiência na área de Odontologia, com ênfase em Materiais Odontológicos. Atuando principalmente nos seguintes temas: Cor do dente, padrão de CO.

Em 2003, recebeu homenagem da Associação Brasileira de Odontologia Estética, Associação Brasileira de Odontologia Estética e, em 1990, recebeu o título de Sócio Honorário da Associação Brasileira de Odontologia.

Em sua jornada acadêmica teve 60 artigos completos publicados em periódicos, 21 livros publicados/organizados ou edições, 8 capítulos de livros publicados, 7 textos em jornais de notícias/revistas, 23 resumos publicados em anais de congressos, além de 158 variados tipos de produção técnica.

Teve 3 patentes registradas:

• em 2013 “Pino radicular anatômico para dentes anteriores”, VIEIRA, G. F. ; MAYER, E. ; DONTA, T. ; YUZZI, A.
  • em 2014, “Pino intrarradicular” , VIEIRA, G. F.; SILVA, M.A. ; MAYER, E. ; AGRA, C. M.
  • Em 2014, “Broqueiro”, SHIMOKAWA, C. A. K. ; VIEIRA, G. F. ; Turbino ML ; PALAZON, M. T.

Desde 2014, está inserido em um projeto de Dentística Social,

• Em dados obtidos no atendimento das clínicas de graduação da Faculdade de Odontologia da USP (FOUSP), contatou-se que: no período de um ano são feitas pouco mais de 500 endodontias, 2200 exodontias e apenas 85 deles recebem restaurações completas dentre eles dentes endodonticamente tratados . Havendo uma defasagem significativa entre os dentes tratados endodonticamdentre os dentes restaurados. Os objetivos do projeto são: diminuir a necessidade de exodontias dos pacientes das clínicas da FOUSP, dando-lhes melhor qualidade de vida e eficiência da função mastigatória; aprimorar o treinamento dos alunos nas reconstruções dentais; reinserir o paciente no ambiente social; e a conscientização por parte dos alunos sobre a necessidade de uma população que não tem acesso imediato ao tratamento restaurador, seja por motivos de custo ou de acesso, permitindo-lhes uma melhora na autoestima e uma possibilidade de inclusão social. E através disso, criar parâmetros para uma dentística restauradora voltada para o social.

A FOUSP deseja muito sucesso nessa nova etapa e agradece por toda a dedicação à academia ao longo de seus 41 anos, como docente.