Na manhã do dia 07 de Agosto de 2023, aconteceu, no Anfiteatro Myaki Issáo, na Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo, a palestra com o tema “O Papel das Humanidades na Universidade” que foi ministrada pelo Prof. Dr. Rafael Ruiz, Professor Associado de História da América UNIFESP, Bacharel em Direito pela USP, Mestre em Direito Internacional pela USP, Doutor em História Social pela USP e Coordenador do Grupo de Pesquisa CEPPRO (Centro de Pesquisa em Probabilismo e Retórica Jurídica). Autor dos ensaios Literatura e Crise: Uma barca no meio do Oceano. O Fio de Ariadne: A Literatura e o Labirinto da vida e dos romances Intolerância e Concerto para Milena. O evento contou com a participação dos alunos de graduação da FOUSP.

O Prof. Dr. Paulo Eduardo Capel Cardoso, Professor Doutor do Departamento de Biomateriais e Biologia Oral, iniciou o evento apresentando o Professor Rafael Ruiz e dando boas vindas a todos os presentes, já o Prof. Dr. Rafael Yagüe Ballester, Professor Titular do Departamento de Biomateriais e Biologia Oral, mediou o encontro.

Segundo o Prof. Dr. Rafael Ruiz, ministrante, o tema “É um lugar comum afirmar que as “Humanidades” não servem para muita coisa. E, de fato, não servem mesmo, porque não é essa nem a sua função nem o seu papel.

A força das Humanidades, e principalmente da Literatura, consiste precisamente nisso: nesses tempos tão excessivamente acelerados e conectados, ajuda-nos entrar num universo ficcional que nos permite questionar-nos sobre quem nós somos e quem queremos chegar a ser.

Continuando, o Professor Rafael também falou sobre a importância das histórias e de contá-las para conhecer e entender as pessoas. Além disso, falou sobre como ficção educa, pois mesmo que não seja algo real, ela mostra algo sobre o mundo e sobre a humanidade.

Por fim, foi aberto aos alunos fazerem perguntas e refletirem sobre o tema da importância das humanidades.