Na tarde do dia 24 de Agosto de 2023, a Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo sediou o Pré-evento da XXVI Reunião de Pesquisa, o Simpósio Virtual: Ética no Uso de Dados em Pesquisa, que ocorreu de forma remota com transmissão online para todos os inscritos. A 26ª Reunião de Pesquisa da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo que acontecerá nos dias 28, 29 e 30 de Novembro.

Organizado pelo CEP (Comitê de Ética em Pesquisa), Comissão de Pesquisa e Comissão da Reunião de Pesquisa da FOUSP, o evento foi prestigiado por mais de 100 pessoas, de 9 estados brasileiros e o Distrito Federal, além de mais de 30 cidades. O público era formado, principalmente, por pesquisadores, pós-graduandos e membros de CEP.

Na abertura, a Profa. Dra. Alyne Simões, Professora Associada do Departamento de Biologia Oral e Biomateriais e atual Coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa apresentou os organizadores da Reunião de Pesquisa, sendo eles: a Profa. Dra. Margareth Oda, Professora Associada do Departamento de Dentística e Vice-Coordenadora do CEP, o Prof. Dr. Celso Caldeira, Professor Titular do Departamento de Dentística e atual Presidente da Reunião de Pesquisa, o Prof. Dr. Paulo Francisco Cesar, Professor Associado do Departamento de Biologia Oral e Biomateriais e Presidente da Comissão de Pesquisa, a Profa. Dra. Mariana Minatel Braga, Professora Associada do Departamento de Ortodontia e Odontopediatria e Vice-Presidente da Comissão de Pesquisa.

As três palestras foram relacionadas à ética no uso de dados em pesquisa:

A Profa. Dra. Renata Eloah de Lucena Ferretti-Rebustini, falou sobre a ética no armazenamento de dados. Ela é docente da Escola de Enfermagem da USP e Membro do Comitê de Boas Práticas Científicas e do grupo de trabalho de Ciência Aberta da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação da USP.

A Profa. Dra. Roseli Nomura, representando a Comissão Nacional de Ética em Pesquisa – CONEP, palestrou sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e Ciência Aberta. Ela é docente da Faculdade de Medicina da USP e Coordenadora adjunta da CONEP.

A última foi sobre inteligência artificial e contamos com a presença do Prof. Dr. Edgard Michel Crosato, docente da FOUSP e atual presidente da Associação Brasileira de Ética e Odontologia Legal.

A organização do evento agradeceu o aluno de pós-graduação Caio Camargo Calarga, os funcionários Amarildo de Almeida, Fernando Nunes Moreira, Kelly Cristina Silva Leite, Maria Aparecida Barbosa Antunes, e Leandro Augusto Costa; além do apoio da FUNDECTO.

Fotos: Gustavo Bernardes