No dia 17 de abril de 2024, a FOUSP recebeu a primeira escola integrante do Projeto Experimentando Ciência desse ano. Participaram das atividades aproximadamente quarenta adolescentes que vieram da Escola EMEF Desembargador Amorim Lima, acompanhadas das professoras Kátia Barros Palhares de Miranda e Juliana Rossi. 

O projeto foi baseado nos direitos de aprendizagem do Plano Nacional da Alfabetização na Idade Certa, visando uma integração entre alunos do ensino fundamental e da pós graduação da FOUSP. Com isso, são desenvolvidas diferentes atividades de oficinas de ciências à partir de uma parceria entre os professores de ciências das escolas e os docentes da pós-graduação.

Os alunos chegaram no período da manhã e foram direcionados para o Anfiteatro do CRAI, onde foram divididos em pequenos grupos para seguirem para as atividades nos laboratórios. Em cada oficina ocorreram diferentes práticas que variaram entre: extração do DNA da banana, identificação de mordidas em odontologia legal, compreensão dos princípios das imagens radiográficas, moldes com materiais dentários, observação de células em microscópio, conhecimento da microbiologia das mãos e boca e do flúor.  

Dessa forma, são propiciados aos alunos maiores conhecimentos dos assuntos de química, física e biologia, de modo a ampliar a visão de mundo do educando para que ele possa vivenciar e experimentar aspectos importantes da ciência. 

Após as atividades laboratoriais, os alunos se dirigiram para a cantina da faculdade, onde recebem um lanche e aguardam pela próxima etapa. Por fim, todos retornam ao anfiteatro para aprender um pouco de microbiologia e receber orientações de higiene bucal e das mãos, a partir de atividades interativas. Feito isso, os estudantes recebem um certificado de participação do projeto e um kit, contendo uma escova de dentes, um dentifrício fluoretado e um sabonete.  

Os professores e laboratórios participantes do projeto são: Laboratório de Imagens 3D com o Prof. Dr. Marcelo de Gusmão Paraíso Cavalcanti, Laboratório de Bioquímica com o Prof. Dr. Fernando Neves Nogueira,  Laboratório de Patologia Molecular com o Prof. Dr. Fábio Daumas Nunes, Laboratório de Biomateriais Odontológicos, com o Prof. Dr. Igor Studart Medeiros, Laboratório de Microscopia com o Prof. Dr. Paulo Henrique Braz da Silva, Laboratório de Antropologia Forense com o Prof. Dr. Rodolfo Francisco Haltenhoff Melani e Laboratório de Microbiota das Mãos e Boca com a Profa. Dra. Carina Domaneschi.

Texto e fotos: Marina Timbó Colmanette