A ex-aluna de Pós-Graduação, Marcella Esteves Oliveira, contou um pouco sobre a odontologia na sua vida, sua experiência profissional e da importância da FOUSP na sua carreira.

Logo após se formar, na Universidade Federal de Alfenas, retornou à São Paulo e iniciou o estágio na Disciplina de Dentística Restauradora II, onde aprendeu muito e adquiriu bastante experiência clínica com restaurações indiretas e pinos intraradiculares.

Iniciou, dois anos mais tarde, o Mestrado Acadêmico em Lasers sob a orientação da Profa. Denise Zezell, no Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN), e em cooperação com o Prof. Dr. Carlos de Paula Eduardo, Professor Emérito da FOUSP. Nessa época, participou do primeiro estágio de pesquisa de 2 meses na Universidade de Aachen (RWTH) na Alemanha e apresentou seu trabalho em um congresso internacional, chamado German Society of Lasers in Dentistry (DGL), em Hamburg.

Essa experiência foi decisiva na conquista de uma bolsa de Doutorado sanduíche do governo alemão (DAAD), em parceria com a CAPES. Assim, pode fazer a parte experimental do seu Doutorado na Universidade de Aachen (RWTH), na Alemanha, no ano de 2006. Foram 2 anos inteiros, retornando ao Brasil em 2008, quando defendeu a primeira tese de Doutorado em Co-Tutela (“Duplo Diploma”) do Departamento de Dentística Restauradora da FOUSP com uma Universidade alemã.

Após a defesa, foi diretamente contratada como Professora Assistente na Universidade de Aachen, na Alemanha, onde ficou por 13 anos. Em 2015 se tornou professora associada, após ter concluído sua livre-docência em 2012. Hoje são 17 anos trabalhando na área acadêmica na Europa. Foi docente na Faculdade de Odontologia de Berna, na Suíça.

Em abril de 2023, ela prestou concurso de Professora Titular na Universitätsklinikum Gießene e, ao ser aprovada, retornou à Alemanha, onde é, atualmente, Diretora da Policlínica de Odontologia Conservadora e Endodontia.

Questionamos de onde veio o seu interesse pela Odontologia e ela nos contou: “Bom, eu decidi fazer Odontologia, pelo interesse que vi surgir dentro de mim em poder tratar da saúde bucal das pessoas, sem que elas sentissem tanta dor. Eu mesma sempre tive muito medo dos tratamentos odontológicos e os achava bem desconfortáveis. Juntando tudo, percebi que essa vontade de ajudar os outros e fazer uma Odontologia diferente era algo que provocava em mim uma motivação intrínseca muito forte e inspiradora. Assim, ficou claro o rumo que deveria seguir.”

Ao falar sobre a importância da FOUSP para sua vida pessoal, acadêmica e profissional ela disse: “A FOUSP representou um marco histórico na minha carreira, pois foi lá que tive o primeiro contato com o uso dos Lasers em Odontologia. Meu interesse claro pela Dentística Restauradora já estava presente desde a graduação na Universidade Federal de Alfenas em Minas Gerais, mas foi na pós-graduação na FOUSP que conheci e fiquei encantada com as novas possibilidades das aplicações do Laser em diversas situações clínicas da rotina odontológica. Especialmente, o fato do laser reduzir a experiência de dor em diversas aplicações clínicas e o caráter extremamente inovador dessa nova área, tiveram uma grande ressonância com meus valores e foi o que acabou abrindo as portas para minha carreira internacional.”