A Comissão de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (CCANI-FOUSP) liderada pelo Prof. Dr. Marcelo José Strazzeri Bönecker, Titular do Departamento de Ortodontia e Odontopediatria da FOUSP, possui, atualmente, 6 convênios exclusivos da unidade, e está em busca ativa para o estabelecimento de novas parcerias internacionais para a Faculdade de Odontologia da USP.

Partindo deste pressuposto, no final do primeiro semestre letivo da USP, a AUCANI – Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional, lançou o edital 1552/2002 de Incentivo à Promoção da Internacionalização no Ambiente USP. O documento tinha por objetivo dar continuidade às ações estratégicas de incentivo às parcerias internacionais acadêmicas realizadas pelos docentes USP e efetivamente conceder auxílio financeiro ao servidor docente, para, desta maneira, realizar atividade acadêmica e atuar como Embaixador da Universidade de São Paulo em missão internacional de exploração ou consolidação de parcerias internacionais.

A FOUSP foi agraciada com um auxílio, sendo o contemplado o Professor Doutor Alexandre Hugo LLanos, do Departamento de Estomatologia.

Maputo, capital de Moçambique, é o destino do Professor. Moçambique é um país independente desde 1975 e ,tendo sido colônia, tem como língua oficial o português, possuindo cerca de 31,4 milhões de habitantes. A missão tem como objetivo principal o fortalecimento do convênio acadêmico com o Curso de Medicina Dentária do Instituto Superior de Ciências e Tecnologia de Moçambique (ISCTEM), umas das raras instituições de ensino de odontologia naquele país , e que tem pouco mais de 20 anos de existência. O centro das ações é a modernização do currículo de graduação, com possível oferecimento de disciplinas optativas com atividades conjuntas entre os alunos de ambas instituições, para atividades conjuntas, assim como o apoio aos docentes na atualização do conteúdo disciplinar da graduação. Além disso, estará na pauta a discussão sobre a formação de docentes nos níveis de mestrado e doutorado, o intercâmbio presencial de discentes de graduação e pós-graduação e a possibilidade de apoio na formação continuada aos profissionais da rede pública de Moçambique, com cursos de extensão distância formatados de acordo com as necessidades locais. As relações iniciais devem dar-se de forma remota, para favorecer a rapidez de implementação das primeiras ações, que avançarão com a visita que irá ocorrer nos próximos meses.

Vale ressaltar que o recurso financeiro para custeio da missão no exterior será proveniente do convênio entre a Universidade de São Paulo e o Banco Santander – Programa Santander-USP de Mobilidade Internacional – Mobilidade Docente AUCANI.

Além deste projeto, em Abril de 2023 serão realizadas outras duas ações internacionais lideradas pelo Vice-presidente da CCANI e Professor Doutor da disciplina de Patologia Geral, Paulo Henrique Bráz da Silva. As visitas serão realizadas na Faculdade de Odontologia da Universidade Nacional de Córdoba , na Argentina, e na Faculdade de Odontologia da Universidade de Santiago de Compostela, na Espanha.

Os encontros possibilitarão o estreitamento de laços entre as instituições, com pautas focadas em intercâmbios de graduandos e pós-graduandos e a possibilidade de duplo diplomas.

Para acompanhar mais sobre as estratégias da CCANI, acompanhe sua página no Instagram: @ccanifousp.