Os alunos da EMEF General Euclydes de Oliveira Figueiredo, acompanhados pela Profa. Isabel Cristina Ferreira da Silva, estiveram na FOUSP hoje, dia 19 de setembro de 2024, para mais uma ação do Projeto Experimentando Ciência, coordenado pelos docentes Ana Estela Haddad e MarceloJosé Strazzeri Bönecker, além da Dra. Deise Garrido.

Desta vez, os estudantes do ensino fundamental participaram de uma atividade do Projeto Mostre a Língua, coordenado pela Profa. Dra. Camila Gallo, docente do Departamento de Estomatologia, com a participação das alunas da graduação, Isabelly Cezar Sampaio e Samara de Oliveira Uchôa.

Esta atividade teve o objetivo de simular os efeitos do tabagismo sobre o pulmão, mesmo em pequenas doses, com a construção de um modelo de pulmão (garrafa PET com algodão) conectado por uma mangueira a uma bomba de ar elétrica, que fez com que a garrafa “fumasse” três cigarros e possibilitou a visualização da impregnação das substâncias oriundas da combustão desses cigarros nos algodões, que tornaram-se amarelados.

Em seguida, os alunos visualizaram este efeito no tecido pulmonar humano com a palestra da Profa. Dra. Ana Paula Cremasco Takano, docente do Departamento de Anatomia do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP), nova colaboradora deste projeto