No final da tarde do dia 19 de janeiro de 2024, a FOUSP teve a honra de diplomar os alunos pertencentes às turmas 127 e 128 em sua sessão solene, no Centro de Difusão Internacional da Universidade de de São Paulo.

A mesa foi composta pelas seguintes autoridades: Prof. Dr. Giulio Gavini, Diretor; Prof. Dr. Giuseppe Alexandre Romito, Vice-Diretor; Profa. Dra. Miriam Lacalle Turbino, Presidente da Comissão de Graduação; Prof. Dr. Roberto Ruggiero Braga, Vice-Presidente da Comissão de Graduação e Coordenador do curso de Odontologia; Profa. Dra. Carina Domaneschi, docente do Departamento de Estomatologia e patrona da turma 127; Prof. Dr. Bruno Costa, docente do Departamento de Prótese e patrono da turma 128 e paraninfo da Turma 127; Prof. Dr. José Benedito Dias Lemos, docente do Departamento de Cirurgia, Prótese e Traumatologia Maxilofaciais e paraninfo da Turma 128; Prof. Dr. Marcelo Munhóes Romano, docente do Departamento de Estomatologia e professor homenageado da Turma 128; Sra. Marília Camargo Gomes, técnica de laboratório do Departamento de Estomatologia e funcionária homenageada da Turma 127; Dr. Rogério Adib Kairalla, Presidente do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo e a Sra. Dayse Aparecida Fazzolaro, Assistente Acadêmica.

Estiveram presentes de forma online a Profa. Dra. Carla Renata Sipert, docente do Departamento de Dentística e professora homenageada da Turma 127 e o Sr. Lafaiete Silva de Oliveira, técnico de laboratório do Departamento de Prótese e funcionário homenageado da Turma 128.

Após a entrada dos formandos, o Diretor abriu a sessão solene, com seu discurso:

Prof. Giuseppe Alexandre Romito, Vice-Diretor da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo;

Profa. Dra. Míriam Lacalle Turbino, Presidente da Comissão de Graduação da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo;

Prof. Dr. Roberto Ruggiero Braga, Vice-Presidente da Comissão de Graduação e Coordenador do curso de Odontologia da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo;

Profa. Dra. Carina Domaneschi, docente do Departamento de Estomatologia da Faculdade de Odontologia e patrona da turma 127;

Prof. Dr. Bruno Costa, docente do Departamento de Prótese da Faculdade de Odontologia e patrono da turma 128 e paraninfo da Turma 127;

Prof. Dr. José Benedito Dias Lemos, docente do Departamento de Cirurgia, Prótese e Traumatologia Maxilofaciais da Faculdade de Odontologia e paraninfo da Turma 128;

Profa. Dra. Carla Renata Sipert, docente do Departamento de Dentística da Faculdade de Odontologia e professora homenageada da Turma 127

Prof. Dr. Marcelo Munhóes Romano, docente do Departamento de Estomatologia da Faculdade de Odontologia e professor homenageado da Turma 128;

Sra. Marília Camargo Gomes, técnica de laboratório do Departamento de Estomatologia da Faculdade de Odontologia e funcionária homenageada da Turma 127;

Sr. Lafaiete Silva de Oliveira, técnico de laboratório do Departamento de Prótese da Faculdade de Odontologia e funcionário homenageado da Turma 128.

Dr. Rogério Adib Kairalla, Presidente do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo;

Sra. Dayse Aparecida Fazzolaro, Assistente Acadêmica.

Queridos Formandas e Formandos das turmas 127 e 128, familiares, amigos, professores aqui presentes

A data de hoje jamais será esquecida por vocês, pois ela marca o final de uma etapa e o início de um novo ciclo, demonstração inequívoca da IMPERMANÊNCIA como regra da natureza.

Nada no universo é permanente, estável ou imutável. Tudo o que existe — seja um objeto, um ser vivo, um pensamento, uma emoção ou um estado de coisas — está em um processo contínuo de transformação.

Parem por alguns segundos e procurem lembrar como vocês eram ao ingressar na FOUSP, há cinco, seis anos atrás. A recepção dos calouros, aulas nos Institutos, os primeiros contatos com as disciplinas específicas… Gradualmente a especificidade foi aumentando, surgiram as atividades laboratoriais, os atendimentos clínicos. Quantas mudanças, quantas transformações, não necessariamente tranquilas.

A Pandemia da Covid-19 expos incertezas, dúvidas e insegurança, mas também abriu uma janela de oportunidades que permitiu rever processos, condutas e protocolos, que possibilitaram superar esse período tão conturbado de nossas vidas acadêmicas e pessoais.

A grave crise sanitária reforçou a importância da pesquisa de qualidade e da evidência científica no seu enfrentamento, bem como os riscos da pseudociência baseada em observações não sistematizadas que trazem mais prejuízos do que soluções, ao produzirem conhecimento sem valor científico, que interferem na tomada de decisão.

O tempo pode ser linear, nossas vidas e nós mesmos não somos. A IMPERMANÊNCIA está presente em tudo. Aceitar que tudo passa ou se transforma constantemente é algo ao mesmo tempo revigorante e também capaz de proporcionar a mais absoluta leveza. Pode parecer assustador, pois buscamos segurança, porém a constante possibilidade de mudança abre infinitas opções para evoluirmos.

Como afirmava o filósofo Heráclito: “Ninguém pode entrar duas vezes no mesmo rio, pois quando nele se entra novamente, não se encontra as mesmas águas, e o próprio ser já se modificou. Assim, tudo é regido pela lógica, a tensão e o revezamento dos opostos. Portanto, o real é sempre fruto da mudança, ou seja, do combate entre os contrários”.

O período que se encerra foi marcado por experiências únicas, que despertaram afetos que marcaram para sempre suas vidas.

Podemos focar nossa atenção em momentos específicos, mas jamais devemos esquecer a trajetória que nos trouxe até aqui. Cada um de vocês trilhou um caminho individual e coletivo, construindo sua história na FOUSP, repleta de experiências cuja  importância de cada ocorrido, somente vocês poderão avaliar. E criada essa simbiose, hoje vocês fazem parte da FOUSP e ela perenemente estará presente em vocês.

Ao saírem deste palco, ao final da cerimônia de colação de grau, vocês novamente não serão mais as mesmas pessoas.

Vocês entraram formandos e sairão CIRURGIÕES- DENTISTAS, FORMADOS POR UMA DAS MELHORES FACULDADES DE ODONTOLOGIA DO MUNDO.

Independente do que os diversos rankings internacionais e posicionamentos especializados de instituições de ensino superior apontem no futuro, para nós FOUSPIANOS, ela sempre será a Melhor do Mundo porque ela é a nossa CASA.

Não a nossa segunda casa, mas a extensão do nosso LAR, local aonde adentramos ainda muito jovens e ao longo da nossa trajetória acadêmica crescemos, amadurecemos e levaremos nas nossas memórias lembranças perenes.

Expressão máxima de PERTENCIMENTO,  que nos remete a certeza de fazermos parte de algo maior, alinhados a uma conexão emocional profunda e um senso de aceitação e identidade.

Nesse novo ciclo que hoje se inicia, tomem plena consciência que vocês são protagonistas das suas vidas profissionais e carregarão para sempre em seus corações e suas mentes, as memórias, os sentimentos e as emoções do tempo vivido na nossa centenária escola que, ao longo de sua história, formou mais de 11.000 cirurgiões-dentistas.

Vocês hoje se juntam a esses profissionais e, tenho plena convicção, ajudarão a manter o elevado prestígio que possuímos e que se reflete numa Odontologia de alta qualidade científica e técnica, reconhecida nacional e internacionalmente.

Hoje ao receberem o grau superior, vocês estarão aptos a exercer a profissão de cirurgiões-dentistas, guiados pelos pressupostos éticos que formam a consciência e representam imperativos de suas condutas.

Com certa frequência, ouvimos que somos do tamanho dos nossos sonhos e levados pelo senso comum, passamos essa ideia adiante sem refletir com profundidade sobre o tema.

Não somos do tamanho dos nossos sonhos, somos sim do tamanho dos nossos VALORES.

O que verdadeiramente nos define são os valores éticos, princípios fundamentais que orientam o comportamento humano em relação ao que é considerado correto, justo e bom, princípios estes que influenciam decisões, ações e julgamentos.

Por isso a importância do juramento feito hoje por vocês e que representa a confirmação de uma promessa, prova de fidelidade aos preceitos da honestidade, da caridade e da ciência que norteiam nossa profissão.

Neste contexto destaco a importância da ética, da solidariedade, da responsabilidade e do CUIDADO, essência do ser humano, orientador de nossos atos.

A antropóloga cultural norte-americana Margaret Mead, certa vez foi questionada por uma estudante sobre o que ela considerava ser o primeiro sinal de civilização entre nós seres humanos, talvez esperando que a professora respondesse sobre potes de barro, ferramentas para caça, pedras de amolar ou artefatos religiosos.

Mas para surpresa de todos, Margaret disse que na sua opinião, a primeira evidência de civilização entre os humanos, era um fêmur de 15.000 anos encontrado num sítio arqueológico, que apresentava marcas únicas de fratura e cura.

Cumpre reforçar que em sociedades sem os benefícios da medicina moderna, são necessárias seis semanas de descanso para a cicatrização de um fêmur fraturado.

Margaret explicou que, no mundo animal, a fratura de um osso importante terá como consequência inevitável a morte. O animal não poderá fugir do perigo, beber água ou procurar comida. Será abandonado pelo grupo, virará presa fácil.

Por sua vez, um fêmur quebrado que cicatrizou constitui evidência de que outra pessoa ficou com o ferido, imobilizou a perna, carregou a pessoa para um local seguro e cuidou dela durante a recuperação, demonstrando consideração, respeito, civilidade e consequentemente HUMANIDADE.

A palavra latina para CUIDADO é CURA, que em sentido mais contemporâneo pode ser entendido como ASSISTÊNCIA.

Como profissionais da saúde, não somos vendedores de PROCEDIMENTOS.

ASSISITIMOS nossos pacientes, CUIDAMOS deles.

CRIAMOS vínculos, prevenindo e curando, promovendo saúde, sempre ao lado dos nossos semelhantes, CUIDANDO do seu bem estar e da sua vida.

Lembrem-se que o essencial é invisível aos nossos olhos. É o sentimento que torna as pessoas importantes para nós e esse sentimento profundo se chama CUIDADO.

Queridos Colegas, Digam um Caloroso e Verdadeiro “Muito Obrigado a FOUSP”, por tudo que ela proporcionou a vocês, lembrando-se que o vínculo criado será eterno, independente do caminho que cada um de vocês trilhar.

Exerçam a Profissão com Dignidade e Ética, carregando em seus corações o orgulho de ser FOUSP.

Muito Obrigado

Logo após, aconteceram os discursos do Patrono da turma 128 e também Paraninfo da turma 127, Prof. Dr. Bruno Costa; da Patrona da turma 127, Profa. Dra. Carina Domaneschi; do Paraninfo da turma 128, o Prof. Dr. José Benedito Dias Lemos; do Professor homenageado da turma 128, o Prof Dr. Marcelo Munhóes Romano; da Professora homenageada da turma 127, a Profa Dra. Carla Renata Sipert.

Em seguida, os formandos prestaram homenagens: a formanda Rafaela Ravagnani Lins Do Barco, em nome de todos os alunos, aos professores e convidados presentes; a formanda Giulia Savoy Pazin ao Diretor, Prof. Dr Giulio Gavini; a formanda Beatriz Fonseca Vela a Patrona Profa. Dra. Carina Domaneski; a formanda Ana Clara Souza Silva ao Patrono Prof. Dr. Bruno Costa; a formanda Larissa Fernandes, representando a turma 128, ao Paraninfo Prof. Dr. José Benedito Dias Lemos; a formanda Lídia Teixeira Prado, representando a turma 127, ao Paraninfo Prof. Dr Bruno Costa; a formanda Maithê Ferreira de Camargo, representando a turma 128, ao Professor Homenageado Prof. Dr. Marcelo Munhóes Romano; a formanda Olívia Costa Cardoso, representando a turma 127, a funcionária Sra. Marília Camargo Gomes; o formando João Afonso Kenhyti Sato aos pais; a formanda Sofie Hupfeld Toviansky aos que não estão presentes.

Foram convidados para proferir seus discursos de oradores oficiais da turma 127, Rafael Victor Albuquerque de Abreu, e 128, Ana Clara Moronte Dias de Souza.

O ato de Juramento foi conduzido pelo acadêmico Olivia Costa Cardoso. Todos os formandos ficaram em pé e fizeram o juramento de Hipócrates.

“Prometo que, ao exercer a Odontologia, mostrar-me-ei sempre fiel aos preceitos da honestidade, da caridade e da ciência; nunca me servirei da profissão para corromper os costumes ou favorecer o crime. Se eu cumprir este juramento com fidelidade, goze eu para sempre, a minha vida e a minha arte, de boa reputação entre os homens”.

Em seguida, o Diretor colocou a borla sobre a cabeça do aluno Olivia Costa Cardoso, que representa os formandos presentes, concedendo todos os direitos e prerrogativas para o exercício legal da profissão,

Eu, Prof. Dr. Giulio Gavini, Diretor da Faculdade de Odontologia, usando das atribuições que o regulamento me proporciona, confiro-vos o grau de Cirurgião-Dentista.

Em seguida, cada um foi chamado para receber seu certificado:

  1. Aline Borzi
  2. Aline Yukari Nagai
  3. Amanda Almeida Coelho
  4. Amanda de Araujo do Vale
  5. Amanda Talib de Castro
  6. Ana Clara de Souza Silva
  7. Ana Clara Moronte Dias de Souza
  8. Aryane Valeck da Silva
  9. Beatriz Braga Souza
  10. Beatriz Fonseca Vela
  11. Bianca Castro de Oliveira
  12. Brenda Barbosa dos Santos
  13. Bruna Bergamo Campoi
  14. Bruna dos Santos
  15. Camila Faria Oliveira
  16. Camila Felix Santos
  17. Camila Medeiros Moraes Pereira
  18. Camilla Rodrigues Pereira
  19. Carolina Gomes Bolsonello
  20. Caroline Aguilar
  21. Caroline Felix Girão
  22. Cecilia Sotero Scavone
  23. Chenling Fang
  24. Daniel Key Miura
  25. Daniel Mario Fernandes Martins
  26. Danielle Yumi Shimabuko
  27. Douglas Oliveira Amaral
  28. Eduardo Galves Rodrigues
  29. Elaine Domingos da Silva
  30. Erika Meneses Silva
  31. Fabio Keniti Tanji Mugiuda
  32. Felippe Pereira Barone
  33. Fernanda Clares Alves de Souza
  34. Fernanda Rodrigues de Morais
  35. Flavia Iotti Fernandes
  36. Gabriel de Freitas Bialoglowka
  37. Gabriel Felippe dos Santos
  38. Gabriela Aparecida dos Santos
  39. Gabriela Melo da Costa Furlan
  40. Gabriele de Oliveira
  41. Gabrielle Baldin Tiguman
  42. Giovana Bernardes Credie
  43. Giovana do Valle Miguel
  44. Giovanna Villa Roza Moretti
  45. Giovanna Zoia Jose
  46. Giulia Savoy Pazin
  47. Giulia Vaz da Silva
  48. Ha Lim Kim
  49. Henrique Bortoluzzi Santos
  50. Isabela Mendes Suenaga
  51. Isabela Mendes Tavares da Silveira
  52. Isabella Pacheco Silva
  53. Isabelle Rodrigues Markarian
  54. Izabela Gasperazzo Lorenzoni
  55. Jennifer Cavalcanti Ferreira
  56. Joao Afonso Kenhyti Sato
  57. Joao Pedro Timbo Colmanette
  58. João Vitor Duarte Barros
  59. Julia Guerra Cavalero
  60. Julia Muniz Gonçalves
  61. Julia Rodrigues Costa
  62. Juliane Diana Gomes
  63. Karina Maciel Kremer
  64. Karine Harumi Shiguio
  65. Laís Maria Cardoso Cabral
  66. Larissa Fernandes Monteiro da Silva
  67. Larissa Machado Cavalheiro
  68. Leandro Dias Sampaio
  69. Letícia Antunes
  70. Leticia Cristina Moreira
  71. Leticia Maria Balbino Rigo
  72. Licia Caroline Lima Brito
  73. Lidia Teixeira Prado
  74. Lucas Anesio
  75. Lucas de Sousa Lessa
  76. Lucas Freitas Carnevali
  77. Lucas Poli de Castro
  78. Lucca Eiji Taira
  79. Luciana Mitie Araki
  80. Luis Augusto Abreu da Cunha Passos
  81. Luiz Felipe Rodrigues Silva
  82. Maisa Silveira Tobal Barboza
  83. Maithê Ferreira de Camargo
  84. Manfredo Neves Olegario Calderari Rodrigues
  85. Mariana de Paiva Braz
  86. Mariana Maximino Chopis Santa Cruz
  87. Mariana Paes Muro
  88. Mariana Xavier Passos
  89. Matheus Jose da Silva
  90. Matheus Moser da Silva
  91. Mayara Nanci de Souza
  92. Mellanie Baziquetto da Rocha
  93. Milena Batista Sandrini Assugeni
  94. Mirele Brito Silva
  95. Mirella de Oliveira Lima
  96. Mirelli de Oliveira Alves
  97. Naor Maldonado de Carvalho
  98. Natalia Nogueira de Mauro
  99. Natália Novais Brito Macedo
  100. Nataly Ramos Santana Lopes do Ouro
  101. Natassia Jurisberg Corrêa
  102. Nathalia Mioto Visotto
  103. Nathalia Oliveira de Andrade
  104. Nickolas Piteri Porto
  105. Nicole Askinis Wilhelm
  106. Olivia Costa Cardoso
  107. Quésia Leonia dos Santos Silva
  108. Rafael Franco do Amaral Anselmi
  109. Rafael Garcia Frogeri
  110. Rafael Victor Albuquerque de Abreu
  111. Rafaela Gonçalves da Rosa Nobre
  112. Rafaela Ravagnani Lins Dobarco
  113. Rafaella Maria Oliveira Aluvino
  114. Renan Moura Yamamoto
  115. Roberta Martins Figueiredo
  116. Rodrigo Marques Mattar
  117. Sabrina Gardiano Avelino
  118. Sara Queren Azevedo Ferreira
  119. Sarah de Oliveira Teixeira
  120. Sofie Hupfeld Toviansky
  121. Tábata Campos de Barros
  122. Taina Belline da Silva
  123. Tatiane Clementino Fontes
  124. Tatiane Souza Dias
  125. Thais Mei Chung
  126. Thais Suemi Shimizu
  127. Thayna Vianna da Rocha
  128. Thiago de Castro Bergamasco
  129. Vicente Yoshio Murakami
  130. Victoria Cristina de Oliveira Marcelino
  131. Vinicios Silva Moreira Santos
  132. Vinicius de Lima Barbosa
  133. Vitor Morais Caporrino
  134. Vitoria Fama Machado de Sousa
  135. Wellington Borges dos Santos
  136. Yasmin Menezes Toguchi
  137. Yuri de Freitas Baptiston

Foi feita a leitura da Ata do ato de colação de grau, pela Assistente Acadêmica, Sra. Dayse Aparecida Fazzolaro.

Como é de costume nessa cerimônia, o Conselho Regional de Odontologia outorgou o Prêmio CRO, aos alunos que obtiveram a maior média aritmética no decorrer do curso. A premiada da turma 127, foi a Cirurgiã-Dentista Júlia Guerra Cavalero e da turma 128 foi o Cirurgião-Dentista Felippe Pereira Barone. Os prêmios forma entregues pelo Dr. Rogério Adib Kairalla, Presidente do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo.

Confira o vídeo do evento:

Confira abaixo o álbum de fotos do evento.

IMG_4792

Texto e fotos: Gustavo Bernardes