O Projeto Sorria pro Bem teve seu início em 2016, como proposta de ação anual no município de Cristina-MG, que, nesta época, apresentava cerca de 35% dos escolares de 5 a 12 anos com pelo menos uma cavidade de cárie, que necessitava de intervenção e grande dificuldade em deslocar essas crianças até as unidades de saúde para tratamento. 

O projeto dura uma semana e é realizado por uma co-diretoria da Comissão de Projetos de Extensão na Comunidade, composta pelas alunas de graduação Mariana Xavier, Nayara Fleury, Pollyana Souza, Maryana Carmello e Raíssa Moro, sob a supervisão das professoras doutoras Fernanda Carrer (coordenadora) e Mary Caroline Skelton, além depós-graduandos e cirurgiões-dentistas egressos da FOUSP. 

Nos anos de 2020 e 2021 não houve expedições devido a pandemia de covid-19, mas foram retomadas em 2022, na semana de 17 a 22 de outubro. Infelizmente, a equipe encontrou no território necessidades de intervenção acumuladas e um impacto relevante da pandemia na saúde bucal e hábitos de higiene das crianças e adolescentes.

Foram mais de 1000 crianças atendidas em quatro escolas, uma creche e na APAE do município. As ações realizadas incluem atividades de promoção e prevenção, que ocorrem de forma interdisciplinar (orientação de dieta e higiene, escovação supervisionada, avaliação de risco e levantamento epidemiológico), além de intervenções para recuperação e manutenção de saúde, que ocorrem nas escolas com a realização de mutirões, utilizando uma técnica preconizada pela OMS e pelo Ministério da Saúde (Tratamento restaurador Atraumático – ART) e outros procedimentos minimamente invasivos.

Além disso, ocorrem atividades de promoção de saúde e prevenção com responsáveis e familiares dessas crianças e adolescentes. Através da tabulação dos dados coletados anualmente, é realizado o monitoramento desses procedimentos e das condições de saúde bucal do município, para que possa ser avaliado o custo-efetividade do programa e que as ações realizadas possam ser, se eficazes e se possível, incorporadas à rotina das equipes de saúde. 

Para acessar a galeria completa de fotos, clique aqui

Texto e fotos: Pollyana Barcelos Souza