Projeto apresentado no contexto do EDITAL Nº 14/2023 – PrInt USP/CAPES

Programa de Capacitação para Servidores Técnicos E Administrativos no Exterior

CAP – Saídas Em 2024

Instituição de destino: Università di Foggia

País de destino: Foggia (Itália)

Posição no World University Rankings

Área temática: Health and Disease (HAD).

Vinculação: Programa de Pós-graduação em Ciências Odontológicas da Faculdade de Odontologia

Período: janeiro até março de 2024

Título do projeto em português:

Comunicação pública em Saúde Bucal

“A importância da linguagem para o desenvolvimento da cultura está em que nela o homem estabeleceu um mundo próprio ao lado do outro, um lugar que ele considerou firme o bastante para, a partir dele, tirar dos eixos o mundo restante e se tornar seu senhor […] O criador da linguagem não foi modesto a ponto de crer que dava às coisas apenas denominações, ele imaginou, isto sim, exprimir com as palavras o supremo saber sobre as coisas””

Nietzsche, Humano Demasiado Humano §11

  1. Resumo

A área do conhecimento em Odontologia tem produzido muita evidência científica de qualidade nos últimos anos, em especial a Faculdade de Odontologia da USP (FOUSP). No entanto, é notório que a maior parte dos resultados de pesquisas realizadas dificilmente chega ao conhecimento público e uma parcela menor ainda desses resultados é implementada a fim de beneficiar a saúde bucal da sociedade. A área de comunicação da FOUSP não tem medido esforços na tentativa de compartilhar conhecimentos e ações de implementação que, decorrentes de atividades de ensino, pesquisa e extensão, beneficiam a sociedade como um todo.

Frente ao exposto, um dos objetivos da área de comunicação da FOUSP é motivar o corpo docente e discente a se envolver, com mais assiduidade e eficácia na divulgação de conteúdos em saúde bucal.

Envolver docentes e discentes com a mídia é uma estratégia importante para aumentar a conscientização do público sobre a necessidade e viabilidade de usufruir de uma saúde bucal de qualidade, desde a primeira infância e por toda a vida, mas existem outras maneiras eficazes de alcançar públicos diversos.

Algumas dessas estratégias incluem:

Comunicar-se diretamente com o público – docentes e discentes podem comunicar conteúdos em saúde bucal, resultados de suas atividades de ensino, pesquisa e extensão diretamente ao público em geral, usando linguagem audiovisual ou escrita, clara e acessível, evitando jargões técnicos e explicando conceitos difíceis, em termos simples.

Utilizar as redes sociais – uma ótima maneira de alcançar um público diverso e ampliar a divulgação de informações. As instituições de ensino devem criar contas em plataformas como site institucional, Instagram e Facebook, onde devem compartilhar informações, curiosidades e artigos científicos.

Criar conteúdo educacional, aumentando o interesse e a conscientização sobre saúde bucal – os docentes e discentes devem colaborar com educadores de escolas primárias e secundários, desenvolvendo conteúdos educacionais a serem utilizados, desde a primeira infância, sobre a conscientização de saúde bucal.

Organizar eventos públicos – palestras, jornadas e seminários são uma excelente maneira de aproximar docentes e discentes do público e apresentar a ciência de forma mais acessível e compreensível.

Em resumo, é necessário descentralizar a comunicação e multiplicar as estratégias de divulgação do conhecimento científico.

  • Objetivo

O objetivo principal desse projeto é fortalecer o relacionamento entre a Faculdade de Odontologia da USP e da Universidade de Foggia, através da troca de experiências dessas instituições de ensino que, além do curso de graduação, possuem uma clínica de atendimento a população, como atividade de extensão. A troca de experiência envolvendo, não somente o discente em suas aulas práticas e teóricas, mas, vivenciando como funciona o atendimento populacional e como ele é tratado na mídia da universidade, agregará um valor enorme a essa atividade já desenvolvida na FOUSP.

É de suma importância que ambas as universidades tenham profissionais da área de comunicação integrados e capacitados, visando trocas de experiências internacionais com a finalidade de ampliar estratégias de divulgação de atividades fins, facilitar a troca de informações entre os alunos e as instituições onde pretendem realizar o intercâmbio

  1. A Universidade de São Paulo e a Faculdade de Odontologia

A Universidade de São Paulo (USP) é uma das maiores e mais importantes instituições de pesquisa, tecnologia e ensino superior do Brasil e da América Latina. Desde sua fundação, em 1934, tem desempenhado papel fundamental no avanço da pesquisa no país, seja no campo científico, tecnológico ou social. Atualmente, é responsável por, pelo menos, 22% de toda a produção científica do Brasil.

A USP é reconhecida pela excelência acadêmica e pelos avanços científicos e tecnológicos que tem realizado ao longo dos anos.

Com 13.144 quadros técnicos administrativos e 5.190 docentes responsáveis pelas atividades de ensino e pesquisa em todas as áreas, oferece cerca de 329 cursos de graduação e 264 programas de pós-graduação (mestrado e doutorado). Ao todo, são cerca de 100 mil alunos matriculados, que é uma instituição pública estadual (não cobra mensalidade).

Vale destacar que a USP é uma instituição pública e gratuita, o que permite o acesso de estudantes de todas as classes sociais à educação de qualidade. Isso é fundamental para a promoção da igualdade e da inclusão social, bem como para a formação de uma sociedade mais justa e democrática. A universidade também tem investido em pesquisas interdisciplinares e em parcerias com empresas e outras instituições, com o objetivo de gerar inovação e promover o desenvolvimento socioeconômico do país.

Localizada no estado mais populoso do Brasil ― com mais de 40 milhões de habitantes e, também, o mais rico, é responsável por mais de 32,1% do PIB do país ―, a USP está organizada em 42 escolas e 6 institutos de pesquisa avançada que se subdividem em vários departamentos. Além disso, possui campi em oito cidades do estado: São Paulo (capital do estado), Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto, Santos e São Carlos.

A Faculdade de Odontologia é uma unidade da Universidade de São Paulo, localizada na cidade de São Paulo. Surgiu, em 1900, do desmembramento da antiga Faculdade de Farmácia e Odontologia da Universidade de São Paulo em duas unidades distintas.

É uma das mais tradicionais do país, considerada centro de referência não somente pelo ensino, mas pela pesquisa. Atualmente, é composta por sete Departamentos: Biomateriais e Biologia Oral; Cirurgia, Prótese e Traumatologia Maxilofaciais; Dentística; Estomatologia; Odontologia Social; Ortodontia e Odontopediatria; Prótese.

A FOUSP busca formar um profissional com perfil humanístico, postura ética, responsabilidade social e consciente da importância da educação continuada. O campo de trabalho é amplo, com atuação em consultório particular como generalista ou especialista e em serviços públicos, como postos de saúde, SUS e outros atendimentos à população integrando equipes multiprofissionais. Atualmente, realiza, dentre as mais diversas modalidades de tratamento odontológico, em média, 138.000 atendimentos por ano. Esse trabalho faz parte do compromisso de extensão universitária.

A Pós-Graduação em Odontologia tem mais de 11.000 egressos, sendo responsável pela formação intelectual e de produção do conhecimento, visando a capacitação de docentes, pesquisadores e profissionais especializados na área odontológica. Em seu Mestrado, busca-se a formação com habilidade para desenvolver ações didáticas e planejamento de ensino a nível de graduação da área escolhida. Já no Doutorado, tem-se como finalidade, a partir do domínio do conteúdo formal da área escolhida e aprofundado durante o mestrado, fazer com que o aluno esteja apto a desenvolver investigação científica e reflexão sobre os avanços na técnica e concretizar trabalhos específicos da área.

São 4 os programas de Pós-Graduação: Ciências Odontológicas (áreas de concentração de Cirurgia e Traumatologia bucomaxilofacial, Odontologia Forense e Saúde Coletiva, Odontopediatria e Ortodontia, Periodontia, Reabilitação em Odontologia); Diagnóstico Bucal, Radiologia Odontológica e Imaginologia; Odontologia (áreas de concentração: Biologia Oral, Biomateriais, Dentística, Endodontia, Laser em Odontologia) e Mestrado Profissional Interdisciplinar em Saúde

  • A Universidade de Foggia

O curso de Licenciatura em Odontologia e Prótese Dentária da Universidade de Foggia foi criado no ano letivo de 2005/06 e é uma das únicas formações reconhecidas pela Comunidade Europeia para a profissão de dentista. O curso tem a duração de seis anos e é dividido em uma parte teórica e uma parte prática, ambas obrigatórias.

Durante o curso, os alunos adquirem conhecimentos teóricos abrangentes e desenvolvem habilidades técnicas necessárias para exercer a profissão após a formatura. Os alunos são incentivados a observar a prática odontológica em ação e, muitas vezes, desempenham tarefas de assistência na cadeira odontológica. Além disso, recebem treinamento multimídia e simulado em manequins antes de realizar serviços tutorados diretamente em pacientes no final do curso.

A graduação em Odontologia oferece um treinamento médico-biológico preparatório, que abrange conhecimentos gerais relacionados à patologia oro-dental. Os conhecimentos básicos de natureza biológica são então integrados ao estudo das disciplinas clínicas, que abordam o sistema estomatognático e suas patologias de forma preventiva, diagnóstica, terapêutica e reabilitadora.

O objetivo do curso é fornecer aos alunos uma base sólida de conhecimentos teóricos e habilidades práticas para se tornarem dentistas competentes. Ao combinar a teoria com a prática clínica, os alunos são preparados para lidar com os desafios da profissão odontológica e fornecer cuidados adequados aos pacientes.

Levando-se em consideração que o curso de prótese dentária da Universidade de São Paulo foi criado em 1900, comparando uma universidade secular, com uma extremamente nova, é muito interessante a troca de informações, no que tange, tanto a comunicação, bem como as atividades fins, desenvolvidas pelas universidades.

A troca de experiência entre a secular e a novata, agregará valores extremamente interessantes para o aprimoramento do linguajar oferecido, para disseminação de conhecimento, de docentes e discentes, bem como aprimoramento da comunicação com a população, a respeito de saúde bucal.

O velho e o novo trocando experiências!

  • A área de Comunicação na FOUSP

A implementação de uma área de comunicação social na FOUSP deu-se em 2005. À época, não havia qualquer comunicação interna e/ou externa, não havia indicadores e os poucos contatos diretos da imprensa com os pesquisadores não eram acompanhados. Diante desse cenário, aos poucos, a área foi criando um jornal interno, para divulgação de suas atividades e pesquisas, tabulação das inserções na mídia de docentes, além de um canal oficial de comunicação interna e externa.

É muito importante que as instituições de ensino e pesquisa, como a FOUSP, tenham uma área de comunicação social dedicada a divulgar suas atividades, pesquisas e eventos. Isso não só ajuda a manter a comunidade interna informada, mas também aumenta a visibilidade da instituição perante a sociedade em geral.

Atualmente a área é responsável pelo site, mídias sociais, envio e recebimento de e-mails institucionais, divulgação de informações na tv do saguão de entrada, elaboração de toda a comunicação institucional, além da cobertura de todos os eventos da unidade.

Semanalmente é enviada uma newsletter a mais de 7.000 cadastrados, entre docentes na ativa e aposentados, funcionários, alunos, ex alunos, além da imprensa externa.

Ao tabular as inserções na mídia de docentes, a área de comunicação social também pode ajudar a avaliar a repercussão das pesquisas e projetos desenvolvidos pela FOUSP, o que é fundamental para aprimorar as estratégias de comunicação e aumentar o impacto das pesquisas.

Por fim, é importante destacar que a comunicação institucional é fundamental para fortalecer a imagem da FOUSP como uma instituição de excelência em pesquisa e ensino, contribuindo para sua reputação e prestígio tanto no cenário nacional como internacional.

  • A Comunicação e a FOUSP juntas na divulgação

Desde 2005, a área de Comunicação vem se aprimorando, não somente na divulgação interna de suas ações, bem como, comunicar a sociedade dos avanços científicos na promoção da saúde bucal. Essa visão consumista e mercadológica da saúde bucal na mídia pode ser prejudicial para a população, pois não leva em consideração a complexidade e a multidimensionalidade da saúde. É importante que os meios de comunicação abordem a saúde bucal de forma mais abrangente, levando em conta não apenas o aspecto estético, mas também a prevenção e o tratamento de doenças bucais, bem como a relação entre a saúde bucal e a saúde geral do indivíduo.

Além disso, é fundamental que a informação veiculada na mídia seja baseada em evidências científicas confiáveis e atualizadas, evitando a disseminação de informações equivocadas ou sensacionalistas que possam levar a comportamentos prejudiciais à saúde.

Nesse sentido, os profissionais de saúde e a sociedade civil têm um papel importante na promoção de uma comunicação mais responsável e educativa sobre a saúde bucal, incentivando os meios de comunicação a abordarem a temática de forma mais ampla e crítica. A educação em saúde bucal deve ser vista como uma estratégia importante para a promoção da saúde e prevenção de doenças, e a mídia pode contribuir de maneira significativa para essa causa. Todas as ações que envolvem promoção em saúde bucal são largamente divulgadas pelos veículos de comunicação da unidade, incentivando, inclusive que os docentes e discentes divulguem suas pesquisas, publicizando-as para que a sociedade tome conhecimento do que a ciência está investigando para a melhoria da saúde de todos.

É importante que a mídia, ao abordar a temática da saúde bucal, leve em consideração a complexidade e a multidimensionalidade da saúde, considerando fatores sociais, culturais, políticos, biológicos e econômicos que influenciam a saúde bucal da população. Além disso, é fundamental que sejam valorizadas a prevenção e o tratamento de doenças bucais, bem como a relação entre a saúde bucal e a saúde geral do indivíduo.

A educação em saúde bucal deve ser vista como uma estratégia importante para a promoção da saúde e prevenção de doenças, e a mídia pode contribuir de maneira significativa para essa causa, ao veicular informações baseadas em evidências científicas confiáveis e atualizadas, e abordando a temática de forma mais ampla e crítica.

  • Projetos desenvolvidos pela FOUSP

Ao longo desses anos, alguns projetos envolvendo a comunicação da FOUSP e o Programa de Pós-Graduação em Ciências Odontológicas foram desenvolvidos, buscando levar conhecimento de saúde bucal a diversos setores, como, por exemplo:

Educando no SUS – fruto da parceria entre a Coordenação Geral de Saúde Bucal (CGSB) do Ministério da Saúde e do PPG em Ciências Odontológicas com o objetivo de oferecer oportunidades de educação continuada em assuntos relacionados à saúde bucal para os cirurgiões-dentistas de todo o Brasil que realizam atendimentos nos SUS.

Integrando Ensino-Serviço em Saúde Bucal é uma iniciativa do PPG em Ciências Odontológicas em parceria com o Grupo Técnico de Saúde Bucal da Rede Regional de Atenção à Saúde (RRAS4 – Mananciais) com o propósito de promover a integração entre as atividades de ensino, pesquisa e extensão, para que os cirurgiões-dentistas da rede possam atualizar seus conhecimentos e promover maior qualificação da atenção à saúde bucal na região

Projeto Experimentando Ciência foi desenvolvido juntamente com o Departamento Regional de Educação do Município de São Paulo da Região do Butantã e professores de ciências de escolas do ensino fundamental dessa região para integrar o ensino fundamental e a pós-graduação, oferecendo, no âmbito escolar, oficinas de ciências como forma de ampliar a visão de mundo do educando para que ele possa vivenciar e experimentar aspectos importantes da ciência.

Momento Odontologia – a FOUSP, em parceria com a Rádio USP, desenvolveu uma séria de podcasts, para levar conhecimento sobre saúde bucal, à população.

  • A ciência e a saúde bucal

Comunicar ciência de forma acessível e lúdica é um desafio importante que pode ser aperfeiçoado com a adoção de estratégias adequadas. Disseminar conhecimento é uma obrigação de todo e qualquer profissional da área da educação. No entanto, é de vital importância a utilização de linguagem clara e simples, evitando jargões técnicos e termos complicados que possam dificultar o entendimento da população, em geral.

Outra estratégia eficaz é a utilização de ilustrações e infográficos, que ajudam a transmitir informações complexas de forma visual e atraente. Sabemos que atualmente as mídias sociais dominam a comunicação, onde as figuras são de suma importância no engajamento dos leitores.

A divulgação de pesquisas e estudos relevantes na área de Odontologia, bem como a promoção de palestras e eventos educativos, é uma maneira eficaz na disseminação de informações importantes sobre saúde bucal. Através dessas iniciativas, é possível conscientizar a população sobre a importância da prevenção e cuidados com a saúde bucal, bem como destacar a importância da ciência e da pesquisa nessa área.

Em resumo, promover a comunicação acessível e lúdica de conteúdos científicos relacionados à saúde bucal é fundamental para incentivar a adoção de hábitos saudáveis e prevenir problemas dentários. Com estratégias adequadas, é possível superar o desafio de percepção pública da ciência e conscientizar a população sobre a importância da Odontologia e dos cuidados com a saúde bucal.

Isso reforça a relevância das divisões de comunicação das universidades ao redor do mundo, especialmente em áreas que não aparecem com frequência nos noticiários. A USP é uma das instituições mais citadas em todas as pesquisas desenvolvidas no país, destacando o importante papel e impacto da Universidade na compreensão pública da ciência. As estratégias de comunicação conduzidas por ela podem influenciar todas as demais instituições de pesquisa brasileiras.

Através dessa capacitação profissional entre as duas instituições de ensino, é de extrema relevância maximizar o valor estratégico da divulgação científica.

  • Objetivos do intercâmbio profissional

O projeto consiste em iniciar e intensificar o relacionamento entre a Universidade de Foggia e a FOUSP, para desenvolver uma proposta de intercâmbio entre alunos dos programas de Pós-Graduação, criando ferramentas que facilitem a comunicação entre os alunos dos dois países. Inúmeras atividades podem ser desenvolvidas, entre elas o treinamento e capacitação dos servidores que irão atuar diretamente no auxílio aos alunos, para o intercâmbio acadêmico.

As áreas de comunicação de ambas instituições devem criar campanhas de divulgação do convênio, cada uma aprendendo com a outra, a melhor forma de garantir o engajamento de seguidores em suas mídias sociais.

Algumas ações são de vital importância nessa capacitação, tais como a identificação das diferenças e semelhanças culturais entre o Brasil e a Itália no que tange o curso de pós-graduação, além do planejamento e implementação dessa capacitação profissional aos demais servidores da unidade, através de treinamento interinstitucional, apresentado de forma atraente e interativa.

Construir cooperação no jornalismo científico, criando multiplataformas de mídia em português e italiano: é importante criar canais de comunicação em ambos os idiomas para alcançar públicos mais amplos. Isso pode envolver a criação de podcasts, vídeos, infográficos e outros formatos de conteúdo que possam ser compartilhados em diferentes plataformas de mídia social.

Aprender quais estratégias a área de comunicações da Universidade de Foggia usa nas redes de mídia social para promover o engajamento público na ciência, além de aprender como eles medem o impacto da produção do jornalismo científico.

Além das atividades relacionadas a uma proposta de intercâmbio entre alunos das instituições, a troca de experiência entre uma universidade secular e outra jovem, no que tange a linguagem utilizada em toda sua comunicação, é de suma importância. Conhecer o que uma outra universidade faz, em toda área de comunicação, e aplicar técnicas diversas e modernas, trará um benefício extremo para a FOUSP.

  • Diretrizes da Capacitação Profissional
  • Capacitação dos profissionais envolvidos

Elaborar diretrizes de comunicação interinstitucional e sob medida para docentes e discentes da Universidade de São Paulo e Universidade de Foggia. Para isso, é importante considerar as diferenças e semelhanças entre as culturas. É importante estabelecer objetivos claros e avaliar seus resultados para medir sua eficácia. Além disso, a construção de relacionamentos entre as instituições também pode incluir a realização de eventos conjuntos futuros de engajamento público, colaboração em projetos de pesquisa e a troca de experiências e melhores práticas em comunicação científica.

  • Aumentar o interesse da mídia pela ciência

Para aumentar o interesse da mídia pela ciência, é importante desenvolver uma estratégia de comunicação eficaz e abrangente, que envolva a criação de conteúdo interessante e acessível para jornalistas e para o público em geral. Algumas formas incluem: Identificar os principais veículos de mídia que os alunos acessam; oferecer informações interessantes e relevantes para a cooperação científica e intercâmbio dos alunos, por meio do uso de informações claras e concisas; utilizar diferentes canais de comunicação, incluindo redes sociais, para aumentar o alcance do conteúdo científico e investir em estratégias de divulgação científica para o público em geral, incluindo programas educacionais e eventos de engajamento público. Aprender como a Universidade de Foggia atua nesse setor e aplicar esses conhecimentos na FOUSP, trará grande benefício no aprimoramento da comunicação

  • Desenvolver ações de cooperação de jornalismo científico entre as instituições

Para divulgar conteúdo em multiplataformas de mídia e ampliar a divulgação nas comunidades em ambas as línguas, é importante seguir algumas estratégias:

  • Identificar as principais plataformas de mídia que são populares entre as comunidades como redes sociais, blogs e sites oficiais.
  • Adaptar o conteúdo para cada plataforma, utilizando formatos e estilos que sejam adequados ao público-alvo e à plataforma específica.
  • Utilizar técnicas de otimização de mecanismos de busca (SEO) para aumentar a visibilidade do conteúdo nas buscas on-line.
  • Promover o conteúdo por meio de campanhas de marketing digital direcionadas a públicos específicos.
  • Utilizar recursos visuais atraentes, como imagens, infográficos e vídeos, para tornar o conteúdo mais atraente e compartilhável.
  • Incentivar o compartilhamento do conteúdo nas redes sociais e em outros meios de comunicação.

Além disso, é importante garantir que o conteúdo seja preciso e confiável, de modo a estabelecer a credibilidade da fonte e aumentar a aceitação do público.

  • Intensificar a Comunicação científica na Odontologia

Na divulgação científica na área de odontologia, um dos desafios comuns é a dificuldade em comunicar conceitos básicos de maneira clara e acessível para o público geral.

Além disso, a falta de acesso à saúde bucal em inúmeras partes do Brasil pode ser um obstáculo, o que pode ser agravado pela falta de exposição a essas informações na educação básica.

Como a Itália também traz uma economia diversa entre suas regiões, é de vital importância entender como funciona a saúde bucal no país, como as universidades de odontologia atuam no oferecimento de tratamentos e na divulgação de pesquisas científicas.

Por fim, a falta de treinamento em comunicação científica para pesquisadores em saúde bucal também pode ser um problema, já que muitos não estão familiarizados com técnicas eficazes de comunicação para o público em geral.

  • Resultados Esperados

Aprimorar e capacitar os servidores que irão participar ativamente desse aprimoramento em comunicação institucional. No entanto, o tempo em que os servidores estiverem trabalhando lado a lado deverá ser usado também para aprimorar a comunicação científica para o avanço da ciência e para a sua compreensão por parte da sociedade.

Melhorar as habilidades de comunicação, criatividade e metacognição, torna a saúde bucal mais acessível e compreensível para o público em geral. Isso pode ser feito por meio de diferentes canais de comunicação, como mídias sociais, blogs, podcasts, palestras, eventos e outros.

É importante que os servidores participantes dessa capacitação estejam cientes da relevância da comunicação científica e que sejam incentivados a se envolver em atividades de divulgação científica durante sua jornada. Isso pode ser feito por meio de programas de treinamento, workshops, cursos e outras atividades que possam ajudá-los a desenvolver suas habilidades de comunicação e a criar estratégias eficazes para a disseminação do conhecimento científico.

  • Plano de Trabalho

Agosto a Dezembro

  • Estabelecimento de Contato com a área de comunicação social da Universidade de Foggia, definindo o plano de trabalho em conjunto

Janeiro

Janeiro e Fevereiro

  • Trabalho conjunto para implementar e divulgar, não só o convênio estabelecido entre as instituições, como elaborar guias, em ambas línguas, que auxiliem os alunos no intercâmbio
  • Intensificar ações para melhoria constante de engajamento nas mídias sociais
  • Buscar outras formas de intercâmbio e convênios com outras instituições italianas

Março

  • Elaboração de relatório de prestação de contas
  • Promover evento elucidando todas as ações que foram desenvolvidas durante a capacitação profissionais
  • Referências Bibliográficas Online