SUBMISSÃO DE TRABALHOS

Limite de submissão de trabalhos: 15 de novembro de 2023

• A submissão dos resumos dos trabalhos só poderá ser realizada após inscrição do autor principal do trabalho na JOCAPE. Solicitamos aos autores que não deixem para fazer sua inscrição em data próxima ao limite de submissão dos trabalhos, visto que é necessário um tempo após o pagamento, para que a inscrição seja realmente efetivada e confirmada. As inscrições devem ser realizadas através do link: https://www.fundecto.com.br/cursos/?curso_id=3290
  • Não deixe sua inscrição para última hora! Antecipe-se, programe-se e facilite a submissão dos trabalhos.
  • Os trabalhos submetidos deverão estar vinculados às áreas temáticas de Odontologia para Pacientes Especiais, Odontologia Hospitalar, Estomatologia e Patologia Oral e Maxilofacial; Imaginologia Dentomaxilofacial, Cirurgia Bucomaxilofacial, Oncologia, Dermatologia e outras áreas afins no caráter multidisciplinar, desde que mantenham relação com temas de Pacientes Especiais, Odontologia Hospitalar, Estomatologia e Patologia Oral e Maxilofacial.
  • O envio dos resumos deverá ser realizado por meio eletrônico através do link disponibilizado em https://forms.gle/ME1XYsMyg4sd1EmDA Não serão aceitos resumos de trabalhos enviados pelo correio, por e-mail ou por quaisquer outras vias.
  • Todos os resumos dos trabalhos aprovados para apresentação serão publicados em revista científica indexada.

Durante a submissão o participante deverá optar por uma das seguintes categorias:

1. Apresentação oral de casos clínicos
  2. Pôster de caso clínico (PCC)
  3. Pôster de pesquisa (PP)
  4. Graduação
  1. Apresentação Oral de Casos Clínicos:

Para a inscrição em Apresentação Oral de Casos Clínicos, os autores deverão submeter o resumo à XXIII JOCAPE. Após análise dos resumos, a comissão organizadora selecionará DEZ trabalhos que serão apresentados presencialmente no dia do evento. Os demais trabalhos serão  avaliados em conjunto com os demais painéis de caso clínico, podendo ser aceitos como painel de caso clínico. A inscrição para apresentação oral não implica na aceitação automática do trabalho como painel de caso clínico. O tempo da apresentação oral de casos clínicos será de 10 minutos de duração, seguido de 5 minutos de arguição/discussão.

1. Apresentação de Painéis de Caso Clínico (PCC) e de Painéis de Pesquisa (PP):

Para a inscrição em Apresentação de Painéis de Caso Clínico ou de Pesquisa, os autores deverão submeter o resumo à XXIII JOCAPE. Após análise dos resumos, a comissão organizadora selecionará 60 painéis que serão apresentados presencialmente nos dias do evento. O tempo de apresentação dos painéis será de até 5 minutos de duração, seguido de 5 minutos de arguição/discussão.

1. Graduação

O aluno de graduação poderá se inscrever para apresentação de Painéis de Caso Clínico ou de Pesquisa. O primeiro autor deverá submeter o resumo à XXIII JOCAPE e estar regularmente matriculado em um curso de Odontologia. Após análise dos resumos, a comissão organizadora selecionará os painéis que serão apresentados presencialmente nos dias do evento. O tempo de apresentação dos painéis será de até 5 minutos de duração, seguido de 5 minutos de arguição/discussão.

Normas para a confecção dos resumos

APRESENTAÇÃO ORAL DE CASOS CLÍNICOS OU POSTER DE CASO CLÍNICO

Título: LETRAS MAIÚSCULAS E EM NEGRITO COM NO MÁXIMO 120 CARACTERES (INCLUINDO ESPAÇOS)

Autores: os nomes dos autores devem estar redigidos por extenso e na ordem a ser publicada. Cada resumo poderá ter até 5 (cinco), sendo o apresentador o primeiro autor e o orientador do trabalho, quando aplicável, o último autor. O apresentador deve indicar seu email de contato.

Filiação: relacionar a (as) instituição (ões) onde o trabalho foi desenvolvido.

Resumo: na forma de texto corrido com no máximo 1800 caracteres, contabilizados os espaços. O resumo deverá conter uma breve introdução, seguida pela descrição do caso clínico, exames complementares, diagnóstico, manejo, acompanhamento e conclusão.

Nota: Caso se aplique, pode ser incluído ao final do resumo uma referência à agência de fomento que porventura tenha apoiado a realização do trabalho.

APRESENTAÇÃO DE PÔSTER DE PESQUISA

Filiação: relacionar a (as) instituição (ões) onde o trabalho foi desenvolvido.

Resumo: na forma de resumo estruturado, com no máximo 1800 caracteres, contabilizados os espaços. Deverá obrigatoriamente conter os seguintes tópicos: introdução, objetivo, casuística, material e método, resultados e conclusão.

Nota: 1. Todos os painéis de pesquisa que envolvam seres humanos, animais ou parte deles (o que inclui questionários e levantamento de fichas e arquivos com dados de pacientes) deverão ter sido avaliados por um Comitê de Ética em Pesquisa e o número de aprovação deve estar contido na apresentação.

2. Caso se aplique, pode ser incluído ao final do resumo uma referência à agência de fomento que porventura tenha apoiado a realização do trabalho.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DOS RESUMOS

A avaliação dos resumos será feita pela comissão científica. Serão utilizados os seguintes critérios:

1 – Adequação dos resumos às normas de submissão

2 – Redação dos resumos com qualidade que permita sua compreensão e adequada avaliação

3 – Adequação do trabalho à categoria na qual foi inscrito (ambas as categorias)

4 – Relevância e contribuição do estudo ao estado atual do conhecimento (ambas as categorias)

5 – Originalidade do estudo e inclusão das informações sobre a metodologia e seus principais resultados (pesquisa)

6 – Raridade, apresentação clínica não usual, dificuldade diagnóstica ou de manejo clínico e detalhamento completo do caso (caso clínico)