Na coluna FOUSPianos, serão contadas histórias dos alunos de primeiro e último ano e suas trajetórias.

A entrevistada de hoje chama-se Caroline da Silva Ferreira, ingressante em 2023 e da turma 138.

Caroline contou sua trajetória antes de entrar na USP e falou que, desde pequena, até sua saída do ensino médio seu sonho era ser médica. Ela enfatizou o quanto era dedicada e estudiosa e que nos seus primeiros vestibulares, que por sinal foram 7, prestou para medicina, mas não foi aprovada. Então, em 2022, ingressou em um cursinho pré-vestibular e, ao longo dos primeiros meses, abriu a sua cabeça e começou a pensar em novas áreas e possibilidade. Nesse momento, surgiu o pensamento de fazer odontologia.

A estudante começou a pesquisar mais sobre a área da Odontologia e, a cada pesquisa, seu coração foi se entusiasmando e decidiu tentar a FUVEST. Ela também disse: “Estudei bastante ao longo do ano, ia a todas as aulas e, a noite, sempre fazia exercícios sobre o tema da aula que tive naquele dia. Tinha uma boa base de conteúdo, foquei em temas que tinha mais dificuldade e fiz vários exercícios e provas antigas”.

“Confesso que fiz a prova sem qualquer esperança! Quando saiu a lista dos aprovados para a segunda fase, fiquei super feliz. Nos dias da segunda fase, saia das provas arrasada, as esperanças estavam lá embaixo. Até que chegou dia 27 de janeiro, era meia-noite e eu já estava atualizando o site muito ansiosa, mesmo duvidando do resultado. Quando li meu nome na lista, reli várias vezes para ver se estava certo! Era uma emoção tão grande, fiquei super animada e meus pais ficaram super felizes.”

Passada a emoção da aprovação, vieram as incertezas: “será que vou gostar realmente do curso?”. Mas, ela decidiu agarrar a oportunidade e fazer a matrícula.

Sobre 2023, ela relatou: “Terminando meu primeiro ano de faculdade, tenho certeza que escolhi o curso e a universidade certa! Foram várias as vezes que duvidei de mim mesma, mas nesse primeiro ano, nunca questionei a escolha do curso! Os alunos da FOUSP nos receberam de braços abertos, sempre dispostos a nos ensinar e ajudar. Minha semana de recepção foi incrível! Fiz várias amizades e é só o começo de muita coisa boa que está por vir. Por eu morar longe, a rotina é bem cansativa. Faço estágio durante o dia e à noite, vou pra faculdade, mas tenho certeza que lá na frente tudo vai ter valido a pena. A Odontologia é uma área incrível. Pensar que eu vou poder cuidar e ajudar o próximo, me deixa muito feliz. E está enganado quem pensa que essa área só cuida de dentes.”

Por fim, ela deixou uma mensagem para os vestibulandos que sonham com a Odontologia: “Para os futuros alunos da FOUSP, desejo uma boa prova. Não duvidem do potencial de vocês e espero todos ano que vem! Venham de coração aberto para aproveitar ao máximo esses anos de faculdade, que, por sinal, passam voando.”

Texto: Gustavo Bernardes

Fotos: arquivo pessoal da entrevistada