Instituto Butantan promove ciclo de palestras sobre utilização de novas metodologias na educação e pesquisa com participação da equipe do CRAI/SDO

No dia 19 de setembro de 2023, o Instituto Butantan sediou um ciclo de palestras com a equipe do Centro de Recursos para Aprendizagem, Investigação e Inovação (CRAI) e do Serviço de Documentação Odontológica (SDO) da Faculdade de Odontologia, o qual proporcionou uma experiência enriquecedora para todos os presentes quanto às mais recentes inovações em aprendizado, pesquisa e tecnologia.

Participaram do evento: Drª Lúcia Verônica (chefe-técnica do SDO), Drª Mayra Torres Vasques, Glauci Elaine Damásio Fidelis (bibliotecária do SDO), Robson Brandão, José Pascoal dos Santos, Jônatas Pontes, bem como os graduandos em odontologia João Victor Rezende Pompeu, Nathalia Oliveira de Andrade e Beatriz Cavanha Valverde Vaz.

O ciclo de palestras foi dividido em quatro apresentações:

1. Centro de Recursos para Aprendizagem, Investigação e Inovação

Palestrante: Drª Lúcia Maria Sebastiana Verônica Costa Ramos

A Drª Lúcia Verônica, chefe-técnica do SDO, apresentou o Centro de Recursos para Aprendizagem, Investigação e Inovação, suas origens na declaração de Bolonha de 1999 e todo seu processo de implantação na FOUSP, desde seu projeto até sua construção. Pontuou a importância desse espaço para a formulação de hipóteses científicas, com metodologia desenvolvida juntamente com os alunos. Sendo este dividido em três laboratórios integrados fisicamente, adequados às práticas de moldagem e modelagem experimentais nas áreas básicas e aplicadas (laboratório “molhado”), à busca e construção da informação digital (laboratório “seco”) e à formação de banco de dados de modelos didático-científicos (laboratório de “produção”).

Ressaltou também a importância da biblioteca frente a esta nova proposta pedagógica onde se insere como Centro de Recursos para a Aprendizagem e Investigação (CRAI) para apoio às tarefas de ensino e aprendizagem que engloba: organização e monitorização. Esta nova metodologia implica no uso permanente das coleções da biblioteca, acesso a serviços e recursos da rede e grande variedade de material didático. Além de suporte à docência e a investigação, a Biblioteca propicia, nesse novo espaço e modelo pedagógico, a oportunidade de criação de materiais orientados à formação/informação complementando a exigência dos novos planos de estudo. A biblioteca, enquanto plataforma de recursos informacionais, passa a ser decisiva na implantação de um modelo didático com espaços de trabalho autônomos, recursos bibliográficos e documentais, redes virtuais de pesquisa documental em suporte variado, tutorização, prestação de serviços e formação de utilizadores.

2. Introdução de tecnologias digitais na formação de Centros de Recursos para Aprendizagem, Investigação e Inovação nas bibliotecas convencionais

Palestrante: Robson Brandão

Robson Brandão compartilhou sua expertise sobre a introdução de tecnologias digitais em bibliotecas convencionais, destacando como essas inovações estão moldando o futuro da pesquisa e educação. Apresentou o minerador de teses do CRAI-FOUSP e demonstrou suas potencialidades em ambientes diversos, bem como tratou sobre o uso da Inteligência Artificial aliada à prototipagem 3D na diminuição da curva de tempo de produção de próteses dentárias.

3. Ferramentas de modelagem, recursos visuais, aplicativos de ensino e pesquisa desenvolvidos no CRAI

Palestrante: João Victor Rezende Pompeu

João Pompeu, graduando de odontologia, apresentou as ferramentas de gamificação e o Repositório de Imagens e Modelos 3D, desenvolvidos no CRAI sob as orientações do Prof. Dr. Moacyr Domingos Novelli, visando o melhor interfaceamento entre o usuário e os dados coletados, analisados e disponibilizados pela equipe do CRAI. Fez também uma breve demonstração do Laminário de Patologia, projeto encabeçado pela Profª Drª Luciana Corrêa.

4. Impressão 3D como recurso didático e de pesquisa

Palestrante: Drª Mayra Torres Vasques

Fechando o ciclo de palestras, a Drª Mayra Vasques trouxe à tona a discussão da aplicação da impressão 3D tanto como recurso didático quanto recurso de pesquisa, demonstrando como essa tecnologia está revolucionando o campo acadêmico, tendo como base a experiência vivida no CRAI FOUSP.

O evento promoveu uma significativa troca de experiências entre o Instituto Butantan e a FOUSP. Ambas as instituições exploraram oportunidades para colaborações futuras em projetos bilaterais que envolvam tecnologias como machine learning, deep learning e outras inovações disruptivas. Este encontro marcou um importante passo em direção ao avanço conjunto da pesquisa e do conhecimento científico.