Texto e fotos do aluno Gustavo Bernardes, aluno do quarto ano noturno

No dia 15 de Outubro de 2023, saímos da FOUSP, logo pela manhã, todos carregando o ônibus com caixas de materiais, malas, barracas e colchões, preparados para uma semana de muitos desafios em outro estado. Rumamos para Cristina-MG! Após longas 7 horas de viagem chegamos, descarregamos o ônibus e começamos a montar nossas barracas. Seria ali, na quadra poliesportiva da cidade, a nossa residência durante essa semana. Todo mundo ajudando a encher os colchões e muito amor no olhar de cada um para esses dias.

Após nossa chegada, no primeiro dia pudemos aproveitar a cachoeira da cidade, descansar e nos preparar para todo o trabalho que viria. Foi um tempo ótimo de descontração e que já pudemos nos entrosar e nos conectar. Depois, fizemos nossa reunião para acertar todos os pontos para os atendimentos do dia seguinte e sorteamos o nosso amigo anjo, um amigo que você terá que cuidar durante a semana com bilhetes, comidas e ações, sem que ele perceba.

Para o primeiro dia de atendimentos, acordamos às 6:00 cheios de alegria e muita animação. As equipes eram divididas para mais de uma escola e assim foi durante todos os dias, de segunda à sexta-feira. Durante esses dias, pude aprender mais com cada uma dessas pessoas que estavam ao meu lado, colegas de escola e de profissão, também pude aprender muito com cada criança que fazia meu coração se encher de amor e lembrar o porquê escolhi essa profissão.

Volto com o coração cheio de gratidão. Levamos saúde e ensino, recebemos muito amor, carinho, sorrisos e aprendizados. Pude aprender com meus amigos a cada atendimento que via, aprendi sobre a vida, a odontologia, a pediatria e até novas linguagens. Muito obrigado por isso, amigos.

Na sexta-feira à noite fazemos a entrega de presentes do nosso amigo anjo e também uma reunião final em que cada um fala sobre o que foi o projeto para si. Não contive as lágrimas ao falar sobre como essa experiência é transformadora, como saímos renovados e cheios de energia. Esse projeto nos faz lembrar do porque fazemos odontologia.

Sábado pela manhã arrumamos tudo para a nossa volta. Uma difícil despedida de um local que nos acolhe tão bem, mas voltamos com um pouco de cada um que tivemos contato e prontos para a próxima.

Sorria Pro Bem 2023