A coluna “FOUSP no Mundo” conversou com a aluna Amanda Rayel Fernandes, que está no quinto ano da graduação e viajou para a Universidade de Zagreb, na Croácia, nos meses de dezembro de 2023 até janeiro de 2024, onde frequentou as aulas e participou das atividades clínicas.

Perguntamos o porquê de ter escolhido essa faculdade e ela nos disse que “principalmente por vontade de conhecer um país que jamais teria a oportunidade de ir em outras condições e que, se algum dia viajasse para a Europa, não seria uma das minhas primeiras opções”. Feita a escolha do lugar, ela contou que o processo seletivo foi bem tranquilo e feito exclusivamente pela CCANI, sendo necessário alguns documentos como carta de motivação, currículo lattes, certificado de inglês e histórico escolar, e que, apesar de não ter sido um fator definitivo, mostrou-se bem importante no processo.

Em relação ao que vivenciou no intercâmbio, a aluna relatou um pouco das principais diferenças que observou na odontologia da Universidade que estava estudando: “Primeiro, a maneira como as aulas são ministradas em formato de aulas rápidas de 45 minutos e o fato deles não terem horário de almoço igual temos aqui. Em segundo, a parte clínica quase que como um todo”. Ela especificou que os protocolos de biossegurança não são iguais aos da FOUSP, como o fato de não utilizarem touca e terem métodos de especialização dos materiais bem diferentes dos quais está acostumada. Além de que lá os alunos não precisam comprar qualquer material, já que tudo é fornecido (limpo e esterilizado) pela faculdade. Por outro lado,  “a grade horária em si, tirando a diferença na duração das aulas, não é muito diferente do que temos na FOUSP”, concluiu Amanda.

Seguindo nas vivências do intercâmbio, Amanda também contou um pouco de como era a rotina e os estudos na Croácia: “Na primeira semana, tivemos uma série de aulas/atividades com um professor muito querido que nos acolheu e ensinou muita coisa e, ao final, apresentamos um seminário. Depois disso, a única parte que requisitou uma dedicação maior foram as atividades clínicas, pois fomos autorizadas por alguns professores a atender pacientes (o que foi uma experiência incrível!) e tivemos que aprender como as coisas eram feitas lá”.

Fora a parte acadêmica, ela também contou que costumava tentar aproveitar um pouco a cidade após o fim da aula, já que a faculdade ficava próxima ao centro. Apesar das partes boas, contou que sua maior dificuldade foi lidar com a saudade da família, visto que viajou na véspera do feriado de Natal. Consequentemente, a aluna explicou que por ter viajado nos meses de dezembro/janeiro, sua graduação na FOUSP não sofreu alteração.

Por fim, passou algumas dicas aos alunos que têm interesse em realizar intercâmbio: “Eu diria para, desde já, ir construindo um currículo bacana, que vá, desde monitorias, até participação em gestão de entidades, já que tudo que fazemos na FOUSP nos acrescenta demais e às vezes nem temos noção disso”. Além disso, Amanda concluiu dizendo que recomendaria a experiência de olhos fechados, já que pode conhecer lugares, pessoas, a odontologia na Croácia e outras vivências que jamais vai esquecer.

Texto: Marina Timbó Colmanette

Fotos: arquivo pessoal