No dia 11 de setembro de 2024, ocorreu uma reunião sobre a Organização Nacional de Acreditação (ONA), organizada pelo Prof. Dr. Igor Studart Medeiros, Supervisor da Clínica Odontológica.
A ONA é responsável pelo desenvolvimento e gestão dos padrões brasileiros de qualidade e segurança em saúde. Desde 1999, a Organização trabalha para que as instituições de saúde no Brasil adotem práticas de gestão e assistenciais que levem à melhoria do cuidado para o paciente, por meio do Sistema Brasileiro de Acreditação.
Vale ressaltar que, além de uma referência nacional, a entidade e os padrões ONA são reconhecidos no exterior, de forma que integram a International Society for Quality in Health Care (ISQua) e atuam ao lado de instituições que promovem a qualidade da saúde em países como Estados Unidos, Reino Unido, França e Canadá.
Rosely Cordon, representante da empresa que está conduzindo o processo de acreditação, explicou que as atividades tiveram início em outubro de 2022, com um diagnóstico e a montagem de um Escritório de Qualidade. Fazem parte dele:
- Prof. Dr. Giulio Gavini, Diretor da FOUSP
- Prof. Dr. Giuseppe Alexandre Romito, Vice-Diretor da FOUSP
- Prof. Dr. Igor Studart Medeiros – Supervisor Técnico-Científico da Clínica Odontológica (Coordenador)
- Sr. Adauto Lopes de Menezes
- Sra. Gilmara Aparecida Garcia dos Santos Ribeiro
- Sr. Rosivaldo da Silva Borges
- Sra. Dayse Aparecida Fazzolaro
- Sra. Graziela Fernandes de Castro Malagutti (secretária)
Além disso, Rosely relatou que está sendo instalada a Metodologia ONA de nível I, que atualmente está na fase de “Confecções de Manuais” e que deve se estender até o processo de acreditação propriamente dito, em meados de junho de 2025. “O objetivo da acreditação gira em torno da segurança do paciente e da garantia da entrega do melhor atendimento possível nas clínicas”, explicou Rosely.
Por fim, as docentes Marina Helena Cury Gallottini e Patricia Moreira de Freitas Costa e Silva apresentaram e explicaram o funcionamento do CAPE (Centro de Atendimento a Pacientes Especiais) e o LELO (Laboratório Especial de Lasers em Odontologia), seguidos de uma visita técnica.
Texto: Marina Timbó Colmanette
Fotos: Amarildo de Almeida