Os dias 28 e 29 de novembro de 2023 foram repletos de atividades. As salas de aula e auditórios foram utilizados para as apresentações de trabalhos de mestrado, doutorado e iniciação científica das áreas: básica, pré-clínica e clínica social. Além disso, houve, também, a apresentação dos trabalhos que concorrem aos prêmios Vera Cavalcanti de Araújo e Benedito Montenegro, que serão entregues no encerramento do evento.
A relação dos alunos que apresentaram os trabalhos, encontra-se abaixo:
No final do dia 28 de novembro, deu-se início à Cerimônia de Abertura. A mesa foi composta pelo Diretor da Faculdade de Odontologia, Prof. Dr. Giulio Gavini; Presidente da Comissão de Pós-Graduação, Prof. Dr. Claudio Mendes Pannuti; Presidente da Comissão de Pesquisa e Inovação, Prof. Dr. Paulo Francisco Cesar; Diretor Presidente da FUNDECTO, Prof. Dr. Carlos Alberto Adde e pelo Presidente da Comissão Organizadora do Evento, Prof. Dr. Celso Luiz Caldeira.
Não podemos deixar de mencionar, a presença ilustre do Prof. Dr. Flávio Fava de Moraes, Diretor Científico da FAPESP – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo entre 1985 e 1993; Reitor da Universidade de São Paulo no período de 1993 a 1997, e Diretor Geral da Fundação Faculdade de Medicina entre 2003 e fevereiro de 2022, que tem um prêmio em sua homenagem. Em sua fala, o antigo aluno da FOUSP contou um pouco de sua trajetória acadêmica, enaltecendo o papel fundamental da pesquisa.

Para dar início aos trabalhos, o Diretor da FOUSP, Prof. Dr, Giulio Gavini, proferiu algumas palavras:
Ilmo. Prof. Dr. Celso Luiz Caldeira, Presidente da XXVI Reunião de Pesquisa e XXIII Seminário de Iniciação Científica da Faculdade de Odontologia da USP
Ilmo. Prof. Dr. Carlos Alberto Adde, Presidente da Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Odontologia
A Reunião de Pesquisa de 2023 tem como tema central a Inovação em Odontologia, trazendo palestras e debates sobre o papel da Universidade, do pesquisador, das agências de fomento e de instituições privadas em colaboração com a FOUSP, em prol do desenvolvimento de novas tecnologias, materiais e tratamentos clínicos.
Esta iniciática está alinhada com as diretrizes atuais da Universidade de São Paulo (USP), considerada a mais empreendedora do Brasil pelo Ranking de Universidades Empreendedoras (RUE), elaborada pela Confederação Brasileira de Empresas Juniores (Brasil Júnior).
O Ranking de Universidades Empreendedoras é feito a partir da coleta e análise de dados de três diferentes fontes: pesquisa com alunos, levantamento por meio dos embaixadores (estudantes voluntários) e análise de bases de dados complementares.
Para ser considerada uma instituição empreendedora, a universidade precisa estar inserida em um ecossistema que desenvolve a sociedade por meio de práticas inovadoras. O ranking avalia Cultura Empreendedora, Inovação, Extensão, Internacionalização, Infraestrutura e Capital Financeiro.
Pesquisa e Inovação caminhão de mãos dadas, impactando positivamente a sociedade.
No pré-evento, ocorrido ontem celebramos os 10 anos do Centro de Pesquisas Clínicas da FOUSP (CEPEC), que tem como missão promover o ensino, a pesquisa e a extensão com excelência e qualidade no âmbito da Pesquisa Clínica em Odontologia evidenciando a contribuição da FOUSP à sociedade brasileira e mundial.
Hoje laureamos os ganhadores dos Prêmios Formiga de Ouro e Flávio Fava de Moraes.
O Formiga de Ouro é Patrocinado pela Comissão de Pós-Graduação da FOUSP e premia Mestrandos e Doutorandos que se destacaram por suas publicações.
O Prêmio Flávio Fava foi criado em 2004 pela FFO Fundecto, Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Odontologia, com objetivo de premiar em cinco diferentes categorias os docentes da FOUSP que se destacaram, estimulando a pesquisa de qualidade na Instituição. A produção científica do ano anterior é avaliada de forma qualitativa e quantitativa.
Os docentes da FOUSP inscritos poderão ser agraciados nas categorias:
- Prêmio de Qualidade de Produção Científica: para os docentes que apresentarem o maior número de citações na literatura, compulsada pelo Scopus.
- Prêmio de Publicação de Maior Impacto: artigo completo publicado por docente na revista científica de maior impacto no ano 2022, definido pela web of Science.
- Prêmio de Produtividade Cientifica – RTP e RTC: categoria Regime de Turno Parcial ou Regime de Turno Completo para os docentes que apresentarem, em 2022, a maior produção científica em termos de número de artigos completos e da qualidade das revistas onde os trabalhos foram publicados.
- Prêmio de Produtividade Científica – RDIDP: categoria Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa para os docentes da FOUSP que apresentarem, em 2022, a maior produção científica em termos de número de artigos completos e da qualidade das revistas onde os trabalhos foram publicados.
- Prêmio de Pesquisa Clínica: para os docentes que apresentarem, em 2022, a melhor pesquisa clínica publicada, com atendimento clínico a pacientes e segundo os critérios: 1- número de pacientes envolvidos; 2- benefício direto aos pacientes; 3- período de avaliação; 4- fator de impacto da revista da publicação.
O prêmio é uma homenagem ao Professor Dr. Flávio Fava de Moraes, que foi aluno da FOUSP, professor do ICB, reitor da Universidade de São Paulo, Secretário de Ciência e Tecnologia do Governo do Estado de São Paulo, Professor Emérito do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo e ex-Diretor Geral da FUNDAÇÃO FACULDADE DE MEDICINA.
É um momento de Festa para a FOUSP, que celebra através dessas Premiações, a Pesquisa de Qualidade que é realizada nessa casa, e que ao longo do de mais de 50 anos de Pós-graduação, formou centenas de Profissionais que se encontram espalhados pelo Brasil e por inúmeras Universidades no Exterior.
Em nome de toda a comunidade da FOUSP agradeço as Comissões de Pós-graduação e Pesquisa pela iniciativa deste encontro e a FUNDECTO, na pessoa do seu presidente Prof. Dr. Carlos Alberto Adde, pela sua constante colaboração nas diversas atividades desenvolvidas pela Nossa Escola.
Muito obrigado
O evento contou, também, com uma belíssima apresentação do Coral da USP, com a interpretação das seguintes canções: Assum Preto, de Luiz Gonzaga, com arranjo de Alberto Cunha; Scaborough Fair, folclore inglês, com arranjo de Mary Goetze; Augusta, Angélica e Consolação, de Tom Zé, com arranjo de Paula Christina Monteiro; Vatapá, de Dorival Caymmi, com arranjo de Selma Boragian e Xote das Meninas, de Luiz Gonzaga, com arranjo de Luciano lunkes.
Em seguida, deu-se início a entrega do Prêmio “FOrmiga de Ouro”, promovido anualmente pela CPG (Comissão de Pós-Graduação) da FOUSP com o objetivo de incentivar a produção, e particularmente a publicação discente, visando premiar os 5 (cinco) discentes do curso de mestrado ou mestrado profissional interunidades sediado na FOUSP e os 5 (cinco) discentes do curso de doutorado, que obtiverem maior pontuação pela soma de suas publicações durante, e somente, todo o ano anterior ao vigente.
Para anunciar os agraciados no Prêmio FOrmiga de Ouro, foram chamados os docentes Edgard Michel Crosato, Coordenador do Prêmio e Claudio Mendes Pannuti, Presidente da Comissão de Pós-Gradução.
Na categoria Mestrado:
- 3º lugar Mestrado: Bruna Cordeiro Amarante, Programa de Pós-graduação em Ciências Odontológicas – área de concentração em Odontopediatria.
- 2º lugar Mestrado: Aldrin André Huamán Mendoza, Programa de Pós-graduação em Ciências Odontológicas – área de concentração em Periodontia;
- 1º lugar Mestrado: Thais dos Reis, Programa de Pós-graduação em Diagnóstico Bucal, radiologia odontológica e imaginologia.
Na categoria Doutorado:
- 5º lugar Doutorado: Fabianne Soreas Lima, Programa de Pós-graduação em Odontologia, área de concentração em Biologia Oral.
- 4º lugar Doutorado: Natália Pieretti Bueno, Programa de Pós-graduação em Ciências Odontológicas, área de concentração em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofaciais.
- 3º lugar Doutorado: Matheus Dantas de Araújo Barretto, Programa de Pós-graduação em Ciências Odontológicas, área de concentração em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofaciais.
- 2º lugar Doutorado: Wladimir Gushiken de Campos, Programa de Pós-graduação em Diagnóstico Bucal, radiologia odontológica e imaginologia.
- 1º lugar Doutorado: Bruna Bondani, Programa de Pós-graduação em Ciências Odontológicas – área de concentração em Odontopediatria
Fotos: Amarildo de Almeida e Gustavo Bernardes
Em seguida foi a vez da premiação Professor Flávio Fava de Moraes, uma iniciativa da FFO cujo objetivo é valorizar os docentes da FOUSP que se destacaram em pesquisa durante o ano de 2022. A entrega dos prêmios foi feita pelo Prof. Dr. Igor Studart Medeiros.
Prêmio de Qualidade de Produção Científica: o docente da FOUSP que apresentar o maior número de citações na literatura científica no ano de 2022, com base na plataforma Scopus
- Fausto Medeiros Mendes
- Daniela Prócida Raggio
- Paulo Francisco César
Prêmio de Publicação de Maior Impacto: o trabalho completo publicado pelo docente (exceto trabalho de pesquisas clínicas) na revista científica de maior fator de impacto no ano de 2022
- Pasulo Henrique Braz da Silva
- Carlos alberto Kenji Shimokawa
- Eric Mayer dos Santos e Marinella Holzhausen Caldeira
Prêmio de Pesquisa Clínica: o trabalho completo de pesquisa clínica publicado pelo docente (exceto trabalho de relato de casos clínicos) na revista científica de maior fator de impacto no ano de 2022
- Alexandre Hugo Llanos, Cláudio Mendes Panutti, Cristina Cunha Villar, João Batista César Neto, Luciana Saraiva, Marcelo Munhões Romano, Marina Clemente Conde
- Mariana Minatel Braga
- Cláudio Costa
Prêmio de Produtividade Cientifica – RTC: para o docente em Regime de Turno Completo (RTC) que apresentar a maior produtividade científica no ano de 2022, considerando o número e a qualidade dos artigos completos publicados
- Giuseppe Alexandre Romito
- Newton Sesma
- José Carlos Pettorossi Imparato
Prêmio de Produtividade Científica – RDIDP: para o docente em Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa (RDIDP) que apresentar, em 2022, a maior produtividade científica considerando o número e a qualidade dos artigos completos publicados
- Taís Scaramucci
- Marcelo de Gusmão Paraíso Cavalcanti
- Maria Cristina Zindel Deboni