Os dias 28 e 29 de novembro de 2023 foram repletos de atividades. As salas de aula e auditórios foram utilizados para as apresentações de trabalhos de mestrado, doutorado e iniciação científica das áreas: básica, pré-clínica e clínica social. Além disso, houve, também, a apresentação dos trabalhos que concorrem aos prêmios Vera Cavalcanti de Araújo e Benedito Montenegro, que serão entregues no encerramento do evento.

A relação dos alunos que apresentaram os trabalhos, encontra-se abaixo:

Desenvolvido por EmbedPress

No final do dia 28 de novembro, deu-se início à Cerimônia de Abertura. A mesa foi composta pelo Diretor da Faculdade de Odontologia, Prof. Dr. Giulio Gavini; Presidente da Comissão de Pós-Graduação, Prof. Dr. Claudio Mendes Pannuti; Presidente da Comissão de Pesquisa e Inovação, Prof. Dr. Paulo Francisco Cesar; Diretor Presidente da FUNDECTO, Prof. Dr. Carlos Alberto Adde e pelo Presidente da Comissão Organizadora do Evento, Prof. Dr. Celso Luiz Caldeira.

Não podemos deixar de mencionar, a presença ilustre do Prof. Dr. Flávio Fava de Moraes, Diretor Científico da FAPESP – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo entre 1985 e 1993; Reitor da Universidade de São Paulo no período de 1993 a 1997, e Diretor Geral da Fundação Faculdade de Medicina entre 2003 e fevereiro de 2022, que tem um prêmio em sua homenagem. Em sua fala, o antigo aluno da FOUSP contou um pouco de sua trajetória acadêmica, enaltecendo o papel fundamental da pesquisa.

Para dar início aos trabalhos, o Diretor da FOUSP, Prof. Dr, Giulio Gavini, proferiu algumas palavras:

Ilmo. Prof. Dr. Celso Luiz Caldeira, Presidente da XXVI Reunião de Pesquisa e XXIII Seminário de Iniciação Científica da Faculdade de Odontologia da USP

Ilmo. Prof. Dr. Carlos Alberto Adde, Presidente da Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Odontologia

A Reunião de Pesquisa de 2023 tem como tema central a Inovação em Odontologia, trazendo palestras e debates sobre o papel da Universidade, do pesquisador, das agências de fomento e de instituições privadas em colaboração com a FOUSP, em prol do desenvolvimento de novas tecnologias, materiais e tratamentos clínicos.

Esta iniciática está alinhada com as diretrizes atuais da Universidade de São Paulo (USP), considerada a mais empreendedora do Brasil pelo Ranking de Universidades Empreendedoras (RUE), elaborada pela Confederação Brasileira de Empresas Juniores (Brasil Júnior).

O Ranking de Universidades Empreendedoras é feito a partir da coleta e análise de dados de três diferentes fontes: pesquisa com alunos, levantamento por meio dos embaixadores (estudantes voluntários) e análise de bases de dados complementares.

Para ser considerada uma instituição empreendedora, a universidade precisa estar inserida em um ecossistema que desenvolve a sociedade por meio de práticas inovadoras. O ranking avalia Cultura Empreendedora, Inovação, Extensão, Internacionalização, Infraestrutura e Capital Financeiro.

Pesquisa e Inovação caminhão de mãos dadas, impactando positivamente a sociedade.

No pré-evento, ocorrido ontem celebramos os 10 anos do Centro de Pesquisas Clínicas da FOUSP (CEPEC), que tem como missão promover o ensino, a pesquisa e a extensão com excelência e qualidade no âmbito da Pesquisa Clínica em Odontologia evidenciando a contribuição da FOUSP à sociedade brasileira e mundial.

Hoje laureamos os ganhadores dos Prêmios Formiga de Ouro e Flávio Fava de Moraes.

O Formiga de Ouro é Patrocinado pela Comissão de Pós-Graduação da FOUSP e premia Mestrandos e Doutorandos que se destacaram por suas publicações.

O Prêmio Flávio Fava foi criado em 2004 pela FFO Fundecto, Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Odontologia, com objetivo de premiar em cinco diferentes categorias os docentes da FOUSP que se destacaram, estimulando a pesquisa de qualidade na Instituição. A produção científica do ano anterior é avaliada de forma qualitativa e quantitativa.

Os docentes da FOUSP inscritos poderão ser agraciados nas categorias:

  1. Prêmio de Qualidade de Produção Científica: para os docentes que apresentarem o maior número de citações na literatura, compulsada pelo Scopus.
  2. Prêmio de Publicação de Maior Impacto: artigo completo publicado por docente na revista científica de maior impacto no ano 2022, definido pela web of Science.
  3. Prêmio de Produtividade Cientifica – RTP e RTC: categoria Regime de Turno Parcial ou Regime de Turno Completo para os docentes que apresentarem, em 2022, a maior produção científica em termos de número de artigos completos e da qualidade das revistas onde os trabalhos foram publicados.
  4.  Prêmio de Produtividade Científica – RDIDP: categoria Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa para os docentes da FOUSP que apresentarem, em 2022, a maior produção científica em termos de número de artigos completos e da qualidade das revistas onde os trabalhos foram publicados.
  5. Prêmio de Pesquisa Clínica: para os docentes que apresentarem, em 2022, a melhor pesquisa clínica publicada, com atendimento clínico a pacientes e segundo os critérios: 1- número de pacientes envolvidos; 2- benefício direto aos pacientes; 3- período de avaliação; 4- fator de impacto da revista da publicação.

O prêmio é uma homenagem ao Professor Dr. Flávio Fava de Moraes, que foi aluno da FOUSP, professor do ICB, reitor da Universidade de São Paulo, Secretário de Ciência e Tecnologia do Governo do Estado de São Paulo, Professor Emérito do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo e ex-Diretor Geral da FUNDAÇÃO FACULDADE DE MEDICINA.

É um momento de Festa para a FOUSP, que celebra através dessas Premiações, a Pesquisa de Qualidade que é realizada nessa casa, e que ao longo do de mais de 50 anos de Pós-graduação, formou centenas de Profissionais que se encontram espalhados pelo Brasil e por inúmeras Universidades no Exterior.

Em nome de toda a comunidade da FOUSP agradeço as Comissões de Pós-graduação e Pesquisa pela iniciativa deste encontro e a FUNDECTO, na pessoa do seu presidente Prof. Dr. Carlos Alberto Adde, pela sua constante colaboração nas diversas atividades desenvolvidas pela Nossa Escola.

Muito obrigado

O evento contou, também, com uma belíssima apresentação do Coral da USP, com a interpretação das seguintes canções: Assum Preto, de Luiz Gonzaga, com arranjo de Alberto Cunha; Scaborough Fair, folclore inglês, com arranjo de Mary Goetze; Augusta, Angélica e Consolação, de Tom Zé, com arranjo de Paula Christina Monteiro; Vatapá, de Dorival Caymmi, com arranjo de Selma Boragian e Xote das Meninas, de Luiz Gonzaga, com arranjo de Luciano lunkes.

Em seguida, deu-se início a entrega do Prêmio “FOrmiga de Ouro”, promovido anualmente pela CPG (Comissão de Pós-Graduação) da FOUSP com o objetivo de incentivar a produção, e particularmente a publicação discente, visando premiar os 5 (cinco) discentes do curso de mestrado ou mestrado profissional interunidades sediado na FOUSP e os 5 (cinco) discentes do curso de doutorado, que obtiverem maior pontuação pela soma de suas publicações durante, e somente, todo o ano anterior ao vigente.

Para anunciar os agraciados no Prêmio FOrmiga de Ouro, foram chamados os docentes Edgard Michel Crosato, Coordenador do Prêmio e Claudio Mendes Pannuti, Presidente da Comissão de Pós-Gradução.

Na categoria Mestrado:

  • 3º lugar Mestrado: Bruna Cordeiro Amarante, Programa de Pós-graduação em Ciências Odontológicas – área de concentração em Odontopediatria.
  • 2º lugar Mestrado: Aldrin André Huamán Mendoza, Programa de Pós-graduação em Ciências Odontológicas – área de concentração em Periodontia;
  • 1º lugar Mestrado: Thais dos Reis, Programa de Pós-graduação em Diagnóstico Bucal, radiologia odontológica e imaginologia.

Na categoria Doutorado:

  • 5º lugar Doutorado: Fabianne Soreas Lima, Programa de Pós-graduação em Odontologia, área de concentração em Biologia Oral.
  • 4º lugar Doutorado: Natália Pieretti Bueno, Programa de Pós-graduação em Ciências Odontológicas, área de concentração em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofaciais.
  • 3º lugar Doutorado: Matheus Dantas de Araújo Barretto, Programa de Pós-graduação em Ciências Odontológicas, área de concentração em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofaciais.
  • 2º lugar Doutorado: Wladimir Gushiken de Campos, Programa de Pós-graduação em Diagnóstico Bucal, radiologia odontológica e imaginologia.
  • 1º lugar Doutorado: Bruna Bondani, Programa de Pós-graduação em Ciências Odontológicas – área de concentração em Odontopediatria

IMG_4438

Fotos: Amarildo de Almeida e Gustavo Bernardes

Em seguida foi a vez da premiação Professor Flávio Fava de Moraes, uma iniciativa da FFO cujo objetivo é valorizar os docentes da FOUSP que se destacaram em pesquisa durante o ano de 2022. A entrega dos prêmios foi feita pelo Prof. Dr. Igor Studart Medeiros.

Prêmio de Qualidade de Produção Científica: o docente da FOUSP que apresentar o maior número de citações na literatura científica no ano de 2022, com base na plataforma Scopus

  1. Fausto Medeiros Mendes
  2. Daniela Prócida Raggio
  3. Paulo Francisco César

Prêmio de Publicação de Maior Impacto: o trabalho completo publicado pelo docente (exceto trabalho de pesquisas clínicas) na revista científica de maior fator de impacto no ano de 2022

  1. Pasulo Henrique Braz da Silva
  2. Carlos alberto Kenji Shimokawa
  3. Eric Mayer dos Santos e Marinella Holzhausen Caldeira

Prêmio de Pesquisa Clínica: o trabalho completo de pesquisa clínica publicado pelo docente (exceto trabalho de relato de casos clínicos) na revista científica de maior fator de impacto no ano de 2022

  1. Alexandre Hugo Llanos, Cláudio Mendes Panutti, Cristina Cunha Villar, João Batista César Neto, Luciana Saraiva, Marcelo Munhões Romano, Marina Clemente Conde
  2. Mariana Minatel Braga
  3. Cláudio Costa

Prêmio de Produtividade Cientifica – RTC: para o docente em Regime de Turno Completo (RTC) que apresentar a maior produtividade científica no ano de 2022, considerando o número e a qualidade dos artigos completos publicados

  1. Giuseppe Alexandre Romito
  2. Newton Sesma
  3. José Carlos Pettorossi Imparato

Prêmio de Produtividade Científica – RDIDP: para o docente em Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa (RDIDP) que apresentar, em 2022, a maior produtividade científica considerando o número e a qualidade dos artigos completos publicados

  1. Taís Scaramucci
  2. Marcelo de Gusmão Paraíso Cavalcanti
  3. Maria Cristina Zindel Deboni