A coluna “Mundo na FOUSP” conversou com o aluno Juan Figueroa Baptista, que está no último ano da graduação na Universidade do Chile e veio realizar um intercâmbio de longa duração na FOUSP de, aproximadamente, 6 meses. Ele conta que a escolha da faculdade para o intercâmbio está muito relacionada com um desejo que sempre teve de estudar nas melhores universidades: “Sou da Universidade do Chile, que é a melhor que o país tem, e estou muito feliz, porém sempre com vontade de mais”. Por conta disso, conforme finalizava seu curso, Juan decidiu que gostaria de ir à Faculdade de Odontologia da USP, por ser muito bem rankeada nacional e internacionalmente. Além disso, ele relatou que outra grande motivação que o incentivou a vir foi a vontade de conhecer novas culturas, costumes, pessoas e alcançar seus objetivos acadêmicos, que seriam conhecer aulas próprias daqui, os professores e outros aspectos que não são comuns no Chile. 

Em seguida, o intercambista explicou que sua viagem se deu por meio de uma bolsa estudantil oferecida pelo banco Santander. As bolsas são distribuídas entre os cursos da Universidade do Chile e a partir disso, forma-se um processo seletivo interno entre os interessados. No seu caso, foram necessários documentos como passaporte, visto de estudante devido a duração da estadia, carta de motivação e uma média maior que 5.5 no sistema próprio de sua faculdade. Após sua aprovação, ele entrou em contato com o Prof. Dr. Paulo Henrique Braz da Silva (vice-presidente da CCANI) para expressar o que gostaria de fazer na FOUSP, e assim, montar seu cronograma. 

Ao chegar no Brasil, Juan estava com um calendário pronto, porém conforme conhecia a faculdade e acompanhava os professores, foi implementando outras atividades. Ele teve a oportunidade de participar das aulas da disciplina optativa de Lasers em Odontologia com a Prof. Dra. Patrícia Moreira de Freitas Costa e Silva, das aulas de Cirurgia I e II e de Estomatologia com a Profa. Dra. Camila Gallo, além de acompanhar o Centro de Atendimento a Pacientes Especiais com a Profa. Dra. Fabiana Martins e Martins de Oliveira e participar de algumas jornadas científicas. 

À medida que realizava seu intercâmbio, o aluno concluiu que de forma geral as faculdades são muito parecidas e os professores possuem pontos de vistas semelhantes, porém ainda pôde notar algumas diferenças. Por exemplo, aqui ele participou de aulas de Laser que não possuem no Chile, e também conseguiu realizar práticas na Cirurgia que não são comuns na sua faculdade. Por outro lado, Juan contou que na sua universidade há um critério de avaliação chamado “Prova de autonomia”, o qual os alunos são analisados durante um procedimento em cada disciplina, para qualificar se estão aptos a realizar mais atendimentos desse tipo sem uma rigorosa supervisão. Ele relatou que isso faz total diferença na sua formação no sentido de se sentir seguro para atender depois de formado.

Questionamos também a respeito de alguma dificuldade encontrada durante a viagem, e ele nos disse que o idioma foi uma pequena barreira: “Quando cheguei aqui, eu entendia 70 a 80% das aulas, mas em geral os professores e alunos ajudaram muito para que eu entendesse e repetiam caso eu não tivesse compreendido”. Juan concluiu dizendo que era um dos medos que tinha em relação ao intercâmbio, porém próximo à data de retorno, ele afirma entender quase todas as aulas e conseguir se comunicar bem com as pessoas. 

Por fim, o aluno contou que sua grade horária não sofreu nenhuma alteração pois concluiu todas as suas pendências e aulas antes de embarcar, já que ganhou sua bolsa em julho de 2023 e pôde se organizar com antecedência. Além disso, ele finalizou a conversa recomendando a viagem: “Para mim, foi uma experiência 100% enriquecedora, gostei muito. Eu recomendaria porque tem uma perspectiva muito diferente da minha Universidade, conhecer isso foi legal, e a infraestrutura que tem aqui é muito boa, como o CRAI para impressões 3D, os laboratórios para dentística, microscopia, as diversas clínicas…”. 

Texto: Marina Timbó Colmanette

Fotos: Arquivo pessoal