A Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (FOUSP) implementou o Serviço de Acolhimento e Acompanhamento do Paciente (SAAP) em sua Clínica Odontológica. Em funcionamento há cerca de um mês, o SAAP visa aprimorar o atendimento, garantindo segurança e acompanhamento aos pacientes durante todo o tratamento.
Desde novembro de 2024, os novos pacientes da clínica são acolhidos pelo SAAP. O processo inicia-se com uma avaliação conduzida por um cirurgião-dentista do serviço, que inclui anamnese, exame clínico e exames complementares. Nesta etapa, o paciente recebe informações sobre as regras de atendimento, tem suas expectativas alinhadas com a realidade da clínica, e é informado sobre as filas de espera. Com base nessa avaliação, um fluxo de tratamento individualizado é definido, determinando a sequência de disciplinas pelas quais o paciente passará até a alta.
O SAAP monitora o progresso do paciente por meio de notificações a cada transição entre as disciplinas. Esse acompanhamento constante permite que o cirurgião-dentista responsável pela admissão do paciente intervenha em caso de intercorrências, reestruturando o fluxo se necessário. Na ausência de imprevistos, o paciente segue o plano de tratamento até receber alta parcial ou total, recebendo as orientações necessárias do SAAP para as etapas seguintes.
Mesmo após a alta, o vínculo com o paciente é mantido por meio de consultas de retorno, garantindo acompanhamento contínuo, manutenção da saúde bucal e prevenção.
A implementação do SAAP visa atender a demandas importantes, como a melhoria da comunicação com o paciente. Apesar da comunicação eficaz dentro de cada disciplina, o processo como um todo apresentava divergências. Além disso, o serviço busca solucionar queixas de tratamentos incompletos e longas filas de espera. Com o acompanhamento coordenado, espera-se reduzir o tempo de espera e evitar que o paciente fique “perdido” entre as disciplinas. Por fim, o SAAP contribui para uma melhor organização da gestão da clínica, centralizando o acesso e otimizando o fluxo de pacientes.
O SAAP proporciona um atendimento mais individualizado e integral. A referência de um dentista desde o primeiro contato e o acompanhamento constante de sua trajetória pelo mesmo profissional transmitem maior segurança e cuidado ao paciente.
Texto: Marina Timbó Colmanette