No próximo dia 27 de abril de 2024, o Museu de Inclusão, Memorial da América Latina, São Paulo, SP será palco de um evento pioneiro dedicado à conscientização, promoção e facilitação da inclusão e acessibilidade para pessoas com deficiência visual.

O I Evento Imersivo Bengala Verde Brasil: Acessibilidade e Inclusão contará com a participação do Centro de Recursos para Aprendizagem e Investigação (CRAI) da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (FOUSP), marcando assim uma importante iniciativa em prol da igualdade de acesso e oportunidades.

Este evento representa uma oportunidade única para ampliar horizontes e compreender melhor os desafios enfrentados por pessoas com baixa visão. Ao explorar soluções inovadoras, buscamos promover uma sociedade mais inclusiva, onde todos tenham igualdade de acesso e participação.

Durante o encontro, serão abordados diversos aspectos da acessibilidade, incluindo questões urbanísticas, arquitetônicas, de transporte, comunicacionais, atitudinais e tecnológicas. O objetivo é fomentar a independência e autonomia das pessoas com deficiência visual, proporcionando um dia repleto de aprendizado, inspiração e ações práticas para a construção de uma sociedade verdadeiramente inclusiva.

O CRAI-FOUSP, em parceira com a Universidade Federal de Uberlândia e o Instituto de Ciências Biomédicas (ICB), apresentará o primeiro resultado do Projeto Segmenta, que através de tecnologia CAD/CAM e recursos de acessibilidade, permite aos deficientes visuais conhecerem todos os ossos que constituem o crânio humano.

O CRAI-FOUSP está entusiasmado em participar deste evento e contribuir para a disseminação de conhecimento e práticas inclusivas. Estamos comprometidos em promover um ambiente acadêmico e social que valorize a diversidade e respeite os direitos de todas as pessoas.