Na coluna Time de Ouro da FOUSP, serão apresentadas histórias de servidores e suas trajetórias pela unidade.

O entrevistado de hoje foi o Adauto Lopes de Menezes, Técnico Administrativo da Clínica Odontológica.

Sua história começou em 1982, já na Cínica Odontológica. Após 41 anos de dedicação, ele diz: “Aqui, construí minha história cercada de alunos, professores, pacientes, amigos e companheiros de trabalho aos quais me orgulho por todos esses anos de convivência e a passagem de momentos alegres e tristes que fazem parte de nossas vidas. Tenho uma gratidão imensa pela FOUSP e não podia ser diferente, pois, através dela realizei várias conquistas, tornando minha vida muito melhor.”

Continuando, ele contou um pouco sobre a história da Clínica Odontológica e disse: “De 1982 até junho de 2006 a Clínica Odontológica funcionava nas dependências do Hospital Universitário, com 128 consultórios, onde existia toda uma dificuldade de locomoção dos professores, alunos e funcionários que tinham que dividir suas atividades nos 2 prédios (HU e FOUSP).

Também falou sobre como foi vencida essa dificuldade e a etapa de transferência da Clínica para as dependências da FOUSP: “No final de 2003, ficou pronto o primeiro módulo com 48 consultórios e, em 2004, começamos a grande batalha para dar vida às novas dependências da Clínica Odontológica. A primeira disciplina a inaugurar esse módulo foi a Dentística II. A pedido do Professor Doutor Carlos de Paula Eduardo, fizemos um grande esforço para isso acontecer, e nos desdobramos para colocá-lo em funcionamento. Depois, outras disciplinas vieram, até que, em julho de 2006, concluiu-se mais um módulo, o azul, totalizando 96 consultórios. Nesse momento, a Clínica Odontológica mudou-se definitivamente para as novas dependências. Foi uma fase de transição onde convivemos com 2 tipos de esterilização de instrumental, estufas e autoclaves, até que, com a renovação das turmas de alunos, passamos a trabalhar apenas com as autoclaves, melhorando a qualidade e segurança dos serviços desenvolvidos na Clínica. Também nessa época, houve a disponibilização de mais equipamentos para os alunos, na qualidade do ensino prático para formação do Cirurgião-Dentista. Em 2008, a FOUSP terminou de montar os outros 2 módulos de clínica, o lilás e o verde, adquirindo mais 96 consultórios, totalizando assim, uma clínica com 192 consultórios.”

Ele se diz muito grato por ter participado dessa mudança histórica da Clínica Odontológica e enfatizou a saudade que sente de seu pai, Osvaldo Fernandes de Menezes, que, por muitos anos, trabalhou na FOUSP e o conduziu a ser um homem de responsabilidades.

Por fim, falou da felicidade de ter encontrado aqui a Silvia Regina dos Santos, que trabalha no Serviço de Materiais, com a qual constituiu família e está casado há 22 anos e com quem também teve um filho, o Arthur, além de seu outro filho, Anderson.