No dia 22 de Junho de 2023, a Comissão Coordenadora de Cursos (CoC) convidou o Prof. Dr. Nílson José Machado, Professor da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, para ministrar a palestra “Avaliação: fundamentos para a construção de itens”.

O palestrante niciou a carreira docente na Universidade de São Paulo em 1972, no Instituto de Matemática e Estatística (IMEUSP); a partir de 1984, transferiu-se para a Faculdade de Educação (FEUSP). Atualmente é professor titular da Faculdade de Educação, na condição de Professor Senior.

Ao início, o Prof. Dr. Roberto Ruggiero Braga, Vice Presidente da Comissão de Graduação e Professor Titular do Departamento de Biomateriais e Biologia Oral, apresentou e deu boas vindas ao professor convidado.

A palestra trouxe para o encontro um debate enriquecedor, trazendo reflexões para todos os presentes sobre a questão das avaliações, sua importância, como deve ser conduzida, a profundidade que deve ser alcançada nos assuntos abordados em uma avaliação e a multidimensionalidade das pessoas e dos Instrumentos. Além disso, trouxe questões como “O que é avaliar?”, “Como avaliar?” e “Quem é o avaliador?” que instigaram ainda mais o debate sobre esse tema fundamental para a educação.

Texto e fotos: Gustavo Bernardes

Palestra sobre Avaliação do Prof. Dr. Nilson José Machado