No dia 11 de abril de 2024, ocorreu na FOUSP a abertura do Primeiro Encontro do Projeto Temático FAPESP sobre comportamento, saúde e bem-estar dos gêmeos. O encontro proporcionou a integração entre alunos, bolsistas, pesquisadores e professores que integram esta pesquisa. 

O projeto, nomeado “Painel USP de Gêmeos: pesquisas sobre comportamento, saúde e bem- estar de gêmeos”, é uma iniciativa de docentes da Psicologia, Odontologia e Medicina, com o objetivo de realizar pesquisas sobre comportamento de gêmeos e sua relação com saúde e bem-estar, numa perspectiva ontogenética. Sua duração é de 60 meses e conta com um valor concedido total de mais de R$ 3.500.000,00. 

O Painel USP de Gêmeos foi fundado em 2015 com a missão compreender e contribuir para o universo gemelar através de pesquisas científicas, e, desde então, vem proporcionando pesquisas com gêmeos e múltiplos de todo o Brasil, e eventos, como o Encontro anual de gêmeos, que conta com rodas de conversas e atividades recreativas. 

Além das unidades de Psicologia, Odontologia e Medicina, o projeto também possui a participação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto. Já em relação aos pesquisadores, estão presentes a Profa. Dra. Emma Otta, como pesquisadora responsável (Instituto de Psicologia), os docentes Edgard Michel Crosato (Faculdade de Odontologia) e Maria de Lourdes Brizot (Faculdade de Medicina), como pesquisadores principais, além do Fausto Medeiros Mendes, Daniela Prócida Raggio, Mariana Minatel Braga Fraga e Paulo Henrique Braz da Silva, como pesquisadores associados, todos da FOUSP.  Maiores informações, acesse: https://www.paineluspdegemeos.com.br/