Publicado em CROSP

Nesta quinta-feira (21), em reconhecimento aos 61 anos de dedicação à Odontologia, seja em consultório, em salas de aulas ou em pesquisas científicas, o Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP) conferiu ao professor e Cirurgião-Dentista Dr. Julio Wilson Vigorito sua maior honraria: a Medalha Tiradentes.

Nascido em 4 de julho de 1938, Dr. Vigorito, como é carinhosamente chamado por seus colegas de profissão, chega aos 85 anos com a certeza do dever cumprido, especialmente pelos 45 anos atuando como docente nas faculdades de Odontologia, onde ajudou a formar e especializar centenas de Cirurgiões-Dentistas.

A entrega da Medalha Tiradentes foi realizada em cerimônia na sede do CROSP, com a participação de amigos, familiares e Conselheiros da Autarquia.

Dr. Vigorito, acompanhado pela esposa Antônia Maria Reis Couto Vigorito, recebeu a condecoração das mãos do presidente do CROSP, Dr. Braz Antunes. Emocionado, ele falou aos presentes: “Estamos recebendo um dos mais ilustres professores da Odontologia. O Plenário me deu essa oportunidade e eu agradeço pela honra de homenagear o Dr. Julio Wilson Vigorito, não apenas pelo seu currículo e por ter formado centenas de alunos, mas pela pessoa que ele é. Todos que estão aqui, inclusive ex-alunos, sabem que ele é mais que merecedor. Tive a honra de ser aluno desse grande mestre e hoje tenho a honra de homenageá-lo com a mais alta honraria concedida pelo CROSP”.

Emocionado, Dr. Julio agradeceu e dedicou a homenagem aos seus alunos. “Eu estou extremamente emocionado. Agradeço ao Conselho. Pensei no que iria dizer, mas já quero falar de antemão que essa homenagem eu estendo a todos os meus alunos formados pelo Brasil e no exterior, pois vocês foram, na verdade, instrumentos para o meu trabalho evolutivo , profissional, intelectual e também espiritual. A mensagem que quero deixar é que precisamos descobrir qual é a nossa missão na vida para podermos servir, pois quem serve recebe o que estou recebendo aqui agora, o amor”.

Participaram da solenidade os Conselheiros do CROSP: Dra. Karina Monney Peixoto Ferrão de Azevedo, Dra. Maria Lúcia Portes, Dra. Marie Eid, Dr. João Augusto Sant’Anna, Dra. Luciana Gonzalez Pereira Chaguri, Dr. Luiz Roberto dos Santos Scott, Dr. Roberto Shigueru Matsuda e Dr. Marcelo Messias.

Surpresa e mais homenagens

A cerimônia de entrega da Medalha Tiradentes reservou surpresas ao homenageado. Dr. Julio Vigorito assistiu surpreso à interrupção do discurso do presidente da CROSP, que se dirigiu à porta para recepcionar Fabio de Abreu Vigorito, Ângela Majolo Vigorito (filhos do Dr. Julio) e a neta Ana Luiza Vigorito.

Também marcaram presença os ex- alunos: Dra. Lylian Kanashiro, Dra. Sonia Maria de Lima, Dra. Silvia Regina Amorim e Dra. Gisele Mitri. Compuseram ainda a lista de alunos formados por ele, Dr. Luís Antônio de Arruda Aidar e o Dr. Paulo Bozzola.

O presidente da Sociedade Paulista de Ortodontia (SPO), Dr. Jairo Corrêa, também participou da solenidade. “Honroso e sublime estar presente na solenidade com a presença do querido professor, que teve uma trajetória única na ciência e na arte da Ortodontia. O CROSP, hoje nas mãos hábeis do Dr. Braz, acertou em cheio na homenagem. Parabéns ao Conselho”.

Presente na cerimônia, o professor titular da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (FOUSP), Dr. Prof. João Paiva, que hoje substitui o lugar do mestre, também discursou. “Falar do Dr. Julio é falar de gratidão. Conheci ele em 1985. Fui um de seus alunos no mestrado e, desde o primeiro contato, Dr. Julio foi fraternal e respeitoso. Devo toda a minha formação à FOUSP e ao Dr. Julio, que conseguiu nos passar profissionalismo e ética. Em nome de toda comunidade FOUSP trago o abraço ao mestre”.

O conselheiro Dr. Roberto Shigueru Matsuda, que também foi aluno do Dr. Julio, fez questão de agradecer a oportunidade de homenageá-lo. “Como membro do Plenário do CROSP, agradeço e tenho orgulho de participar dessa justa homenagem ao meu mestre, pois Dr. Julio é responsável por fazer com que tenhamos prazer e felicidade plena no exercício da profissão”.

O conselheiro Dr. João Augusto Sant’Anna também proferiu algumas palavras. “Em nome do Conselho, agradeço a contribuição e o conhecimento que o Dr. Julio distribuiu durante sua atuação na Odontologia, especialmente na Ortodontia. Além disso, o parabenizo por sua conduta como ser humano”.

Exemplo

Os filhos do Dr. Julio, Fábio e Ângela, últimos a discursarem, falaram emocionados sobre a trajetória e o exemplo do pai. “O que posso dizer é que meu pai sempre foi exemplo de ética, moral e de trabalho forte e árduo. Sempre ensinou aos filhos o caminho correto. Vocês também são filhos dele e meus avós devem estar orgulhosos. Amamos muito esse grande mentor”, declarou Fábio.

Ângela destacou a perseverança e o trabalho forte e árduo como marcas do pai. “Trabalho e estudos sempre foram o maior incentivo que tivemos. Agradeço a oportunidade de estar aqui. Agradeço por ser sua filha e tenho muito orgulho de atuar no consultório que até hoje tem o nome do meu pai na porta”.

Os ex-alunos do Dr. Julio também discursaram e prestaram agradecimentos e homenagens. Mencionaram cadernos guardados; a lembrança dos conhecimentos passados pelo mestre e usados até hoje; agradeceram e registraram a alegria de ver o trabalho incansável do mestre sendo reconhecido pela Odontologia na presente ocasião.

Medalha Tiradentes

Criada em 25 de fevereiro de 1992, a Medalha Tiradentes é outorgada aos profissionais da Odontologia que se destacam pela relevante atuação em prol da saúde da população.

Perfil

O Professor Dr. Julio Wilson Vigorito é natural de São Paulo, Capital. Graduado em Odontologia pela Universidade de São Paulo em 1962, é inscrito no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo sob número 341.

Mestre em Ortodontia foi, por duas vezes, presidente da Sociedade Paulista de Ortodontia (biênio 1979-1980 e biênio 1981-1982).

Também foi presidente e fundador da Associação dos Pós-graduados em Ortodontia da FOUSP (gestão 1975-1978).

Com toda sua experiência acadêmica, fez a orientação de centenas de Mestres, Doutores e Pós-Doutores em Ortodontia pela Faculdade de Odontologia da USP e Instituto Metodista de Ensino Superior.

Dr. Vigorito também participou da Coordenação de Cursos de Pós-Graduação em Ortodontia na FOUSP (Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado em Ortodontia) e Instituto Metodista de Ensino Superior (Mestrado em Ortodontia).

É autor de livros e artigos científicos publicados em revistas nacionais e internacionais.