No dia 13 de Dezembro de 2023, foram entrevistados os docentes responsáveis, Ana Estela Haddad, Carina Domaneschi, Fábio Daumas Nunes e Luciana Corrêa, pela disciplina “Didática aplicada à Educação Superior na Saúde: Princípios Psicopedagógicos”.

Essas foram as respostas, enviadas por todos os docentes citados acima, para os seguintes questionamentos sobre a importância da disciplina:

Quais foram os motivos para criação dessa disciplina?

“Quando o atual Reitor, Prof. Dr. Carlos Gilberto Carlotti foi o Pró-Reitor de Pós- Graduação (gestão do Reitor Prof. Dr. Varhan Agopyan, 2018-2021), ele iniciou um movimento de valorização da formação docente na pós-graduação, procurando sensibilizar as CPGs  dos mais de 200 programas da USP. Constituiu-se, então, a Comissão de Formação Didático Pedagógica na Pró Reitoria, na qual a FOUSP foi representada pela Profa. Dra. Ana Estela Haddad, do Departamento de Ortodontia e Odontopediatria e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Odontológicas.

Por iniciativa do Prof. Dr. Fábio Daumas Nunes, do Departamento de Estomatologia, na época Presidente da CPG, foi formado um Grupo de Trabalho (GT) com docentes dos diferentes programas sob sua liderança. Participaram do GT, entre outros docentes, os docentes Ana Estela Haddad, Luciana Corrêa, Celso Augusto Lemos Júnior, Jefferson Xavier de Oliveira, Carina Domaneschi e Maria Ângela Pita Sobral.

Esse grupo se debruçou sobre o tema e decidiu inovar na criação de uma disciplina que pudesse agregar valor à formação docente, como dimensão complementar à sistematizações dos pesquisadores na PG. Dessa forma, além da abordagem interdisciplinar e interprofissional na saúde, e tendo como convidada e colaboradora da nova Disciplina a Dra. Maria Aparecida Silva, Médica Psiquiatra, definiu-se como módulo introdutório e transversal da disciplina, o tema da regulação emocional e seu papel no processo de ensino aprendizagem, na relação professor-aluno e orientador pesquisador.”

Quem pode participar da disciplina?

“Podem participar alunos de PG, tanto de mestrado como de doutorado de toda a USP, com ênfase para cursos da saúde. Na FOUSP, a disciplina está vinculada à Comissão de Pós-Graduação, isto é, não é oferecida por um Programa de Pós-Graduação específico, e serve como pré-requisito para que o aluno possa fazer o PAE (Programa de Aperfeiçoamento de Ensino).”

Qual a importância dessa disciplina na formação de um docente?

“Tem sido revelador e gratificante para o corpo docente da disciplina poder constatar o papel relevant,e e por vezes transformador, que a regulação emocional pode desempenhar na formação docente e no processo de ensino-aprendizagem.”

A importância da disciplina pode ser constatada em produções e na percepção dos alunos, em relatos e nas atividades desenvolvidas nas 3 edições já ministradas da disciplina, como em alguns depoimentos abaixo.”

“Sinto que cheguei nesta disciplina como alguém que com “muito boa vontade” ministrava aulas por aí, mas de forma muito intuitiva. Saio dessa disciplina me sentindo mais confiante, pois me sinto instrumentalizada para seguir com planejamentos mais coerentes daqui em diante e também instigada a desenvolver minhas habilidades em sala de aula”

“A Lei da Ação e Reação evidencia a influência das emoções no processo de ensino aprendizado, destacando a importância de cultivar um ambiente emocionalmente saudável para potencializar a absorção do conhecimento.”

“Nesta aula houve uma experiência nova para mim.  Conduzimos e fomos conduzidos ! Fechei os olhos e pude ver o quanto outros sentidos foram exacerbados quando faltou a visão.  A audição ficou mais apurada porque parecia que eu conseguia ouvir as vozes mais baixas. Tive que confiar em quem está me conduzindo o que eu acho que foi a parte mais difícil para mim.”

“…realizamos uma avaliação por pares, onde enquanto um grupo se apresentava, o outro desempenhava o papel de avaliador. Para mim, foi desafiador ser a avaliadora; a tensão parecia ser maior do que quando estou sendo avaliada”

“..pude perceber que a maioria dos alunos entendem que uma avaliação deve ser justa, empática, objetiva e organizada perante o curso dado, o que de certa forma me conforta porque sempre sofri com provas e avaliações”.

Os princípios psicopedagógicos estão sendo colocados em prática na Universidade?

“Nos parece que, pouco a pouco, e principalmente após o que todos vivenciamos durante a pandemia, os aspectos relativos à importância da saúde mental no ambiente acadêmico e de como as relações são construídas, com base no respeito, na ética, nos direitos humanos, vão gradualmente ganhando mais espaço e visibilidade. Tanto é que esta disciplina tem tido bastante procurada, não apenas pelos pós-graduandos dos programas da FOUSP e interunidades, mas de outras Unidades da saúde, como a EE, FCF, FM, FMV, FSP,IB e o ICB.”

Quais as expectativas em relação às próximas turmas?

“Os alunos que vêm de outras Unidades e também os da FOUSP têm comentado que receberam a indicação de colegas que fizeram a disciplina e gostaram, o que nos faz sentir gratificados e reforça a nossa percepção de que estamos indo por um bom caminho. Ao mesmo tempo, trabalhamos sempre de forma aberta, com abordagem construtivista, estimulando a participação de todos, as dinâmicas de grupos e nesse sentido, nenhuma turma e nenhuma aula repete uma experiência anterior e temos sempre a possibilidade de novas descobertas, novas experiências que são compartilhadas e vão enriquecendo nosso repertório.”

Texto escrito pelos docentes da disciplina