Na tarde do dia 29 de junho de 2023, o Diretor, Prof. Dr. Giulio Gavini e o Vice-Diretor, Prof. Dr. Giuseppe Alexandre Romito deram as boas-vindas ao Magnífico Reitor, Prof. Dr. Carlos Gilberto Carlotti Júnior, acompanhado da Secretária Geral e Docente da FOUSP, Profa. Dra. Marina Helena Cury Gallottini, que vieram participar da inauguração do CRAI – Centro de Recursos para Aprendizagem, Investigação e Inovação.

Assim que chegaram, fizeram uma pequena caminhada pela FOUSP, onde visitaram a Clínica Odontológica, Sala de interpretação de imagens Digitais, LELO, CAPE, Laboratório Multidisciplinar Azul, Laboratório Multidisciplinar Laranja, Sala Amarela, entre outros.

Em seguida, na presença de vários docentes da FOUSP, participaram de uma pequena reunião, realizada na Sala da Congregação, onde o Diretor apresentou o “Plano Diretor de Infraestrutura da FOUSP 2023-2025”, elencando as principais necessidades, tanto de aquisição de equipamentos, quanto de construção e reforma de espaços físicos, fundamentais para a continuidade na excelência de ensino, pesquisa e extensão.

Após esse encontro, foram conduzidos à entrada do CRAI, para descerramento da placa de inauguração, visita às instalações e cerimônia oficial da abertura do espaço. O ato foi realizado pelo Prof. Dr. Carlos Gilberto Carlotti Júnior, Prof. Dr. Giulio Gavini e Prof. Dr. Moacyr Domingos Novelli, idealizador e coordenador do CRAI.

Os Professores Doutores Moacyr Domingos Novelli e Luciana Correa fizeram uma apresentação do Centro de Recursos para Aprendizagem, Investigação e Inovação da FOUSP, seguidos das palavras do Prof. Dr. Giulio Gavini, e do Prof. Dr. Carlos Gilberto Carlotti Júnior.

Em sua fala, o reitor agradece a toda a comunidade uspiana e parabeniza pelo conquista da 85ª posição no QS World University, sendo a única na América Latina a figurar entre as 100 melhores universidades do mundo. Após sua caminhada, o reitor enalteceu o excelente trabalho que a FOUSP vem desenvolvendo e parabenizou a unidade pela inauguração de um laboratório de suma importância, como o CRAI. Ele ainda agradeceu a presença do Pro-Reitor de Pesquisa e Inovação, Prof. Dr. Paulo Alberto Nussenzveig. O reitor ainda salientou que todas as unidades deveriam ter um plano de ação para os próximos anos, como a FOUSP tem, de melhoria constante. Por fim, reiterou que o CRAI será utilizado como exemplo para que outros Institutos se inspirem e almejem a Inovação disponibilizada.

Já o Diretor, em seu discurso parabenizou a todos pela inauguração do CRAI em, em especial, ao Prof. Dr. Moacyr Domingos Novelli, coordenador.

Depois de 12 anos o Sonho se Concretiza – 2011 o projeto foi aprovado no ProED – Programa de Recuperação de espaços Físicos da Pró-Reitoria de Graduação. Se por um lado a espera foi longa, o tempo foi fundamental para a evolução do conceito do CRAI, vinculado ao SDO (Serviço de Documentação Odontológica da FO)

Ganhamos uma nova área de convivência que permitirá maior interação entre estudantes de graduação, pós-graduação, professores e funcionários.

Um espaço de Criação e Cocriarão

Ganhamos uma área com suporte digital que poderá ser utilizado por disciplinas Eletivas e Optativas, com a produção de material didático, discussão de casos clínicos, desenvolvimento de técnicas odontológicas inovadoras e de projetos e protótipos para as diferentes áreas da Odontologia. Importante destacar os Simuladores Odontológicos, equipamentos que permitirão simulações clínico-realistas em ambiente seguro e controlado, melhorando o processo de aprendizagem do estudante, desenvolvendo suas habilidades e facilitando o atendimento de pacientes na Clínica Odontológica da FO.

A FO sempre esteve a frente do Ensino Odontológico Nacional e tem plena consciência da necessidade da modernização, em virtude do surgimento de novas demandas sociais, necessidades formativas da Odontologia, bem como de estratégias de ensino e aprendizagem mais alinhadas com a nova geração de estudantes.

Inauguração CRAI

Texto: Gustavo Bernardes

Fotos: Gustavo Bernardes, Graziela Fernandes de Castro Malagutti e Amarildo de Almeida