Na coluna FOUSPianos, serão contadas histórias dos alunos de primeiro e último ano e suas trajetórias.

A entrevistada de hoje chama-se Helena Beatriz da Silva, ingressante em 2023 e da turma 135.

A sua jornada tem início com a dúvida se realmente desejava o curso de Odontologia, pois sonhava com a Medicina e essa escolha a levou a um processo de estudo intenso durante o Curso de preparação Pré-Vestibular.

A estudante contou que após o fim do Ensino Médio, fez um ano de Curso preparatório Pré-Vestibular e que foi um ano bem difícil. Ela disse: “Foi um ano bem frustrante, porque eu sentia que todos os meus amigos estavam indo para frente e eu estava ficando no mesmo lugar. Tinham dias que eu ichorava no metrô porque eu não aguentava mais, era muito exaustivo pra mim.”

No fim do ano de 2022 ela decidiu que prestaria o vestibular para Odontologia na USP e que se passasse iria para o curso. Ela contou: “Passei com uns 10 pontos acima da nota de corte na primeira fase, toda minha família que estava me acompanhando no processo tinha certeza de que eu iria passar, mas eu não. Fiz a segunda fase e saí com toda certeza de que eu não ia passar e…passei.”

Sobre o seu primeiro ano na Faculdade de Odontologia da USP, ela disse: “Na primeira semana de recepção eu já estava sentindo que eu tinha acertado na minha decisão, me senti muito acolhida. Apesar do primeiro ano ser bem cansativo por ter a grade cheia, ainda assim eu curti muito a faculdade. Fui para festas, para a InterUSP, aproveitei o CEPE (Centro de Prática Esportivas da USP), conheci muita gente legal e fiz amigos maravilhosos. Além de tudo isso, eu percebi que a Odontologia ia muito além de só dente, que existem muitas áreas pra eu seguir e me encantei com o curso.”

Texto: Gustavo Bernardes