O Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (BIREME/OPAS/OMS) adaptou e vem utilizando a metodologia “Evidence Gap Map” da International Initiative for Impact Evaluation (3iE), em parcerias e temas variados, com o objetivo de sistematizar a evidência analisada em estudos de revisão em uma área ou subárea em relação ao efeito das intervenções nos desfechos de saúde. Trata-se de uma metodologia de revisão da literatura que apresenta como resultado uma representação gráfica da evidência mapeada, destacando as lacunas onde existe pouca ou nenhuma evidência e onde há uma concentração de evidência.

O mapa é elaborado em um processo que envolve busca sistemática de documentos nas principais bases de dados, seleção dos estudos segundo critérios de inclusão e posterior caracterização. Os estudos de revisão são avaliados usando o AMSTAR 2 (Ferramenta de medição para avaliar a qualidade metodológica de revisões sistemáticas).

O mapa de evidências apresenta, em uma matriz de intervenções e resultados, uma visão geral e uma síntese gráfica das evidências sobre intervenções de práticas e/ou métodos terapêuticos para problemas de saúde específicos (resultados).

A criação e publicação de mapas de evidências consiste em representar graficamente as evidências encontradas, analisadas e categorizadas, além de relacionar com os registros bibliográficos e textos completos (quando disponíveis) dos estudos de evidências. O Tableau Public é a ferramenta aplicada pela BIREME/OPAS/OMS para gerar e publicar um mapa interativo de evidências de visualização.

O primeiro mapa de evidências da Odontologia foi desenvolvido em parceria entre a BIREME e um grupo de pesquisadores do Núcleo de Telessaude e Teleodontologia FOUSP-SAITE (NuTes FOUSP-SAITE), no tema da Teleodontologia, conforme informações abaixo:

Produzido em parceria entre a Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (FOUSP) e o Centro Latino Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (BIREME/OPAS/OMS)

Autores: Júlia Nascimento da Silva Mulder, Marcelo Ramos Pinto, Isabelle Anibal Oliveira dos Santos, Ana Paula Dornellas da Silva, Deise Garrido Silva, Camila Maldonado Huanca, Ana Estela Haddad, Verônica Abdala

Mapa de evidências Teleodontologia [Internet]. São Paulo: BIREME/OPAS/OMS; 2023 Set 20. Disponível em: https://public.tableau.com/app/profile/bireme/viz/teleodontologia-en/evidence-map 

Texto: Ana Estela Haddad