publicado no Jornal da USP

Por Giulio Gavini, diretor da Faculdade de Odontologia (FO) da USP

Giulio Gavini – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

A Faculdade de Odontologia (FO) da USP é uma das mais tradicionais instituições de ensino e pesquisa em Odontologia do Brasil. Sua origem, em 1900, remonta ao curso de Arte Dentária da Escola Livre de Pharmácia. Em 1934, foi incorporada à criação da USP.

Ao longo de seus mais de 123 anos, já formou mais de 11 mil cirurgiões-dentistas e consolidou-se como um dos principais centros de referência em odontologia, conquistando lugar de destaque nos principais rankings nacionais e internacionais.

A FO oferece cursos de graduação, pós-graduação e programas de cultura e extensão, com uma robusta infraestrutura de apoio à pesquisa e inovação para promover uma formação técnico-científica, humanística e ética, que resulta em profissionais altamente qualificados.

O conhecimento gerado na FO beneficia diretamente a população por meio de mais de 140 mil procedimentos realizados a cada ano por estudantes supervisionados na Clínica Odontológica e em projetos sociais em comunidades nas diferentes regiões do País. A contribuição para a sociedade também se dá pelo desenvolvimento de patentes para a melhoria da saúde bucal e pela participação na formulação de políticas públicas.

Atenta e na linha de frente da evolução nas diversas áreas da odontologia, a FO mantém uma ampla estrutura para pesquisa e inovação, reforçada por programas de bolsas da USP e das agências de fomento, editais de cooperação nacional e internacional e parcerias com segmentos do setor privado que incentivam a ciência. O suporte financeiro e de infraestrutura permite aos professores a ampliação do impacto da produção científica e estimula a captação de novos recursos com assistência do Escritório de Apoio Institucional ao Pesquisador.

Pioneiro no Brasil e na América Latina, o Banco de Dentes Humanos da FO recebe a doação de mais de 1.000 dentes por ano para projetos de pesquisa e treinamento laboratoriais pré-clínicos, usados de forma ética e legal. Para aumentar a doação, foi criado o programa Fada do Dente, que incentiva famílias a enviarem os dentes perdidos pelas crianças. Assim, em vez de colocar o dente embaixo do travesseiro ou jogá-lo em cima do telhado, as crianças são incentivadas a doar seus dentinhos para a ciência.

A FO possui núcleos e observatórios de pesquisa engajados no estudo das políticas públicas, seus impactos na saúde bucal da população, as diferentes dinâmicas e transformações na área de saúde e sua relação com a sociedade. O FOUSP-SAITE – Núcleo de Telessaúde/Teleodontologia, vinculado ao Programa Telessaúde Brasil – Redes, do Ministério da Saúde, atua no ensino da teleodontologia na graduação e pós-graduação, desenvolvimento de pesquisa e inovação e implementação de soluções integradas de telessaúde, teleodontologia e saúde digital.

O EvipOralHealth – Núcleo de Tomada de Decisão Baseada em Evidências e Avaliações Econômicas apoia a inclusão das evidências científicas na implementação de estratégias e formulação de políticas públicas e a avaliação do impacto econômico dessas ações, envolvendo a sociedade no processo de pesquisa, desde a pergunta até a disseminação dos resultados (ciência cidadã).

Integrado à disciplina de Patologia Bucal do Departamento de Estomatologia, o Serviço de Patologia Cirúrgica é um centro de referência no diagnóstico anatomopatológico de lesões bucais. Processa, mensalmente, cerca de 400 biópsias, enviadas pelas diversas disciplinas da própria faculdade, pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e por hospitais públicos de São Paulo e de outros estados. Conta com um banco de mais de 100 mil biópsias cadastradas, fornecendo dados para a maioria das pesquisas realizadas na área.

Considerado centro de referência mundial e de excelência na área, o Lelo – Laboratório Especial de Laser em Odontologia, desenvolve inúmeros projetos, como o voltado à prevenção de mucosite em pacientes submetidos a altas doses de quimioterapia e radioterapia.

A FO conta com seis centros especializados que aliam o ensino prático de graduação e pós-graduação à pesquisa de ponta em áreas em desenvolvimento, beneficiando a população com o aperfeiçoamento clínico e a aplicação de tecnologias inovadoras. Dentre eles, destaca-se o CAPE – Centro de Atendimento a Pacientes Especiais que presta atendimento odontológico ambulatorial para pacientes com necessidades especiais, como os portadores de distúrbios neuropsicomotores ou com doenças sistêmicas crônicas. Realiza atividades de ensino para graduação e pós-graduação stricto e lato sensu, e desenvolve pesquisa científica clínica e laboratorial.

Inaugurado em 2022, o CRAI – Centro de Recursos para Aprendizagem, Investigação e Inovação é um espaço de fomento à inovação, com instalações físicas e equipamentos para cursos, trabalhos em grupo e outras atividades de aprendizado e pesquisa em graduação, pós-graduação e extensão. Nesse espaço, os estudantes podem realizar tarefas manuais que necessitem de recursos laboratoriais, assistir a aulas e palestras, fazer simulações realísticas em Odontologia e explorar ferramentas e equipamentos dedicados à odontologia digital. Além disso, contam com amplo acesso a informação e a metodologias de criação de banco de dados, ferramentas de análise automatizada e inteligência artificial.

A FO está comprometida com a melhoria da qualidade de vida da população, integrando ensino, pesquisa e extensão universitária com responsabilidade social, econômica e ambiental, mantendo o pioneirismo, e o reconhecimento aos docentes, discentes e servidores.