O ex-aluno da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (FOUSP), Nilo Massaaki Shinen, formado em 2003, foi ordenado diácono, pelo Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano, na Catedral da Sé no dia 11 de dezembro de 2021. De origem grega, a palavra diácono significa “aquele que serve, servidor”. Esse colocar-se a serviço da Igreja, no entanto, comporta uma distinção.

Foi durante a Crisma que sua vocação para o sacerdócio despertou. Ficou mais forte ainda quando tinha 20 anos seu pai ficou doente, quando decidiu terminar a faculdade e assumir o consultório.

Em uma recente entrevista, o ex aluno afirmou: ““Via que o mundo, principalmente o do entretenimento, só apresentava ídolos bonitos na forma, mas vazios por dentro, que não ensinavam nenhum valor. Na Crisma, essa sede de sentido encontrou saciedade em Deus e aí começou a despertar a minha vocação. O momento em que Deus falou mais alto, porém, foi pouco antes da morte do meu pai, que pôde contar com a abnegação de um padre que lhe trouxe a Eucaristia a tempo, fato que realmente me marcou.”

A FOUSP representou uma etapa importante em sua vida, conhecer o mundo acadêmico na área de biológicas é também algo que ajuda no diálogo com o mundo moderno, sem falar no cuidado com o próximo.

Após conseguir estabilizar a situação da sua casa, resolveu entrar para o Seminário da Arquidiocese de São Paulo. Para ele, “abdicar da carreira foi um passo natural do discernimento vocacional, na medida que escolhemos a carreira muito novos, no meu caso tive influência do meu pai também dentista. Depois fui amadurecendo minha escolha e discerni que o sacerdócio era mesmo o meu caminho.”
Sobre a importância da área da saúde nessa nova vocação, ele diz “acho que como toda área da saúde o cuidado e atenção com o próximo é algo que eu levo para o sacerdócio, assim como a escuta (o consultório pode se tornar quase um confessionário).

Padre Nilo explicou que atualmente a Arquidiocese não autoriza o exercício da atividade odontológica simultânea ao exercício do sacerdócio, mas existem Paróquias que têm um serviço odontológico de emergência com dentistas voluntários.

Apesar de não haver autorização na Arquidiocese para exercer a profissão, ele teve a oportunidade de realizar atividades educativas sobre higiene bucal para as crianças em creches na Vila Livieiro numa missão que fizeram em São Paulo e outra em Marajó.

Texto: Gustavo Bernardes