A FOUSP entrevistou a Profa. Dra. Daniela Prócida Raggio, Docente Associada do Departamento de Ortodontia e Odontopediatria, que realizou um estágio de pesquisa na School of Dentistry da Cardiff University, localizada no País de Gales, Reino Unido. Essa é a única faculdade de Odontologia no país e uma das dezessete do Reino Unido.

Quando foi perguntada sobre o propósito da viagem, a professora respondeu: “A minha motivação para ir foi aprender com a Profa. Nicola Innes, que já era minha parceira de pesquisa, sobre como são conduzidos ensaios clínicos, especialmente aqueles financiados pelo governo. A experiência foi fenomenal, superando todas as expectativas. Tive a oportunidade de participar diretamente de dois ensaios clínicos (BRIGHT e CALM trials) e ainda consegui uma verba da Universidade para desenvolver um protótipo de um aplicativo focado em saúde bucal, baseado em evidências. O parceiro de pesquisa do aplicativo é a Federação Dentária Internacional (FDI). O protótipo foi finalizado, e realizamos uma pesquisa qualitativa com pais de crianças abaixo de 6 anos (público-alvo) para testar a aceitação do mesmo”.

Além disso, ela disse que pode acompanhar discussões sobre as avaliações dos alunos de graduação e, com isso, percebeu o apoio institucional que os alunos recebem, incluindo questões de saúde mental. “Foi encantador poder conviver com pessoas do mundo todo, especialmente com os britânicos, que nos mostram um profundo respeito em relação à equidade de gênero, inclusão, seriedade, gentileza e responsabilidade social”, contou a docente.

Ela também teve ainda a oportunidade de trabalhar com dois pesquisadores da Letônia, que vieram por um período de 4 meses, e nos disse que todas as trocas foram muito relevantes e o networking abre espaço para futuras colaborações.

Por fim, ela diz acreditar que essa experiência possibilitará ampliar os horizontes das pesquisas que realiza, assim como a deixar mais competitiva para a solicitação de auxílios pesquisa em parcerias internacionais. Além disso, a Cardiff University procurou a reitoria da USP para iniciar conversas a fim de assinar um termo de compromisso.

Texto: Gustavo Bernardes