Na manhã do dia 7 de março de 2024, o Anfiteatro Myaki Issáo recebeu docentes, servidores e seus familiares, para uma cerimônia repleta de simbologia. Em uma sessão solene, novos docentes titulares foram empossados, docentes recém contratados foram apresentados à comunidade, bem como uma bela homenagem foi feita aos professores e funcionários que se aposentaram até 2023.

A mesa foi composta pelo Prof. Dr. Giulio Gavini, Diretor, Prof. Dr. Giuseppe Alexandre Romito, Vice-Diretor, Prof. Dr. Rodney Garcia Rocha, Decano da FOUSP, Profa. Dra. Maria da Graça Naclerio Homem, Chefe do Departamento de Cirurgia, Prótese e Traumatologia Maxilofaciais e a Profa. Dra. Míriam Lacalle Turbino, Vice-Chefe do Departamento de Dentística e Presidente da Comissão de Graduação.

Em seguida, os novos docentes contratados foram convidados a tomarem assento no anfiteatro. São elas: Profa. Dra. Carolina Mayumi Iegami , Profa. Dra. Laila Gonzales Freire Gusukuma, Profa. Dra. Mariana Aparecida Brazoski, Profa. Dra. Natacha Kalline de Oliveira, Profa. Dra. Tamara Kerber Tedesco e a Profa. Dra. Vivian Petersen Wagner.

Os docentes e funcionários aposentados, entraram sem seguida. São eles: Profa. Dra. Emiko Saito Arita, Prof. Dr. Giorgio de Micheli, Profa. Dra. Isabel de Freitas Peixoto, Prof. Dr. José Antonio Lupi da Veiga, Prof. Dr. José Luiz da Silva Lage Marques, Prof. Dr. Manoel Eduardo de Lima Machado, Prof. Dr. Reinaldo Brito e Dias, Prof. Dr. Waldyr Antônio Jorge e Sr. Manoel Missias dos Santos.

A Profa. Dra. Ana Estela Haddad, por sua vez, conduziu ao Anfiteatro Myaki Issáo, os novos professores titulares, que tomaram posse durante a cerimônia: Prof. Dr. Claudio Mendes Pannuti, Profa. Dra. Luciana Corrêa, Profa. Dra. Maria Cristina Zindel Deboni, Profa. Dra. Marília Trierveiler Martins e Profa. Dra. Patrícia Moreira de Freitas Costa e Silva.

O Diretor, Prof. Dr. Giulio Gavini, anunciou a abertura dos trabalhos, em seguida, discursando:

Prof. Dr. Giuseppe Alexandre Romito, Vice Diretor da Faculdade de Odontologia;

Prof. Dr. Rodney Garcia Rocha, Decano do Departamento de Estomatologia.

Profa. Dra. Maria da Graça Naclério Homem, Chefe do Departamento de Cirurgia, Prótese e Traumatologia Maxilofaciais.

Profa. Dra. Miriam Lacalle Turbino, Vice Chefe do Departamento de Dentística, da Faculdade de Odontologia

Colegas

Funcionários

Estudantes

Familiares e amigos aqui presentes

Neste momento festivo, queremos saldar a chegada das novas docentes da FO, reverenciar Professores e Servidores que após anos de dedicação estão se despedindo e parabenizar nossos colegas que alcançaram o degrau mais alto da carreira universitária, o cargo de Professor Titular da nossa Centenária Escola.

Profa. Dra. Carolina Mayumi Iegami

Profa. Dra. Laila Gonzales Freire Gusukuma

Profa. Dra. Mariana Aparecida Brazoski

Profa. Dra. Natacha Kalline de Oliveira

Profa. Dra. Tamara Kerber Tedesco

Profa. Dra. Vivian Petersen Wagner

Sejam benvindas a FOUSP.

A chegada de vocês é marcada por um paradoxo, renovação e continuidade.

Renovação de pessoas, ideias e visões de mundo.

Inovação no ensino, na pesquisa e na extensão.

Continuidade do compromisso com a excelência que define nossa instituição e cujo fundamento foi estabelecido por aqueles que agora partem.

Neste mesmo espírito de passagem e renovação, prestamos tributo aos nossos professores e servidores que se aposentam.

Profa. Dra. Adriana Bona Matos

Profa. Dra. Ana Lídia Ciamponi

Prof. Dr. Antônio Silvio Fontão Procópio

Profa. Dra. Emiko Saito Arita

Prof. Dr. Giorgio de Micheli

Prof. Dr. Glauco Fioranelli Vieira

Profa. Dra. Isabel de Freitas Peixoto

Prof. Dr. José Antônio Lupi da Veiga

Prof. Dr. José Luiz da Silva Lage Marques

Prof. Dr. Manoel Eduardo de Lima Machado

Profa. Dra. Maria Isete Fares Franco

Profa. Dra. Marina Cleia Palo Prado

Prof. Dr. Reinaldo Brito e Dias

Prof. Dr. Roberto Nobuaki Yamada

Prof. Dr. Waldyr Antônio Jorge

Ao longo dos anos, a contribuição de todos transcendeu o mero exercício profissional; ela representa missão cumprida com excelência, integridade e dedicação.

Como verdadeiros mestres, vocês espalharam o saber, ensinaram a arte de pensar e elevaram o patamar do conhecimento odontológico. Foram pioneiros, incentivadores e agentes de inovação em suas respectivas áreas de atuação.

Sra. Benedita Laurindo Lins Pereira

Sr. Dequias Alves dos Santos Filho

Sr. Manoel Messias dos Santos

Igualmente, nossos servidores desempenharam um papel fundamental para o suporte e sucesso das nossas atividades cotidianas.

Com habilidade e dedicação, garantiram que a excelência fosse o padrão. Seja na administração, manutenção, ou suporte direto aos estudantes e professores, cada tarefa executada contribuiu para o engrandecimento de nossa instituição

Meus queridos professores e servidores, a gratidão que lhes é devida vai além do reconhecimento – reside também no legado inestimável que suas carreiras acrescentaram ao ensino, à pesquisa e ao compromisso social da FO

Que esta sincera homenagem, extensiva a familiares e amigos, sirva como um sinal de que, embora partam das funções diárias, o legado de cada um permanece indelével no coração de todos nós.

Vocês são, e sempre serão, parte integrante e inesquecível da nossa história e sucesso.

Prof. Dr. Claudio Mendes Pannuti

Profa. Dra. Luciana Corrêa

Profa. Dra. Maria Cristina Zindel Deboni

Profa. Dra. Marília Trierveiler Martins

Profa. Dra. Patrícia Moreira de Freitas Costa e Silva

Hoje ao tomarem posse do cargo de Professores Titulares da nossa Centenária Escola, reforçam o compromisso de manter a excelência do ensino, da pesquisa e da extensão universitária, dando suporte às novas gerações de docentes.

Uma vez comprovada a liderança científica e acadêmica, caberá a vocês a gestão administrativa, compondo os mais diversos colegiados universitários, nos quais devem colaborar com dedicação e dinamismo, revestidos não apenas de qualidades técnicas; é preciso serenidade e coragem para conduzir a Faculdade e a Universidade aos novos tempos, cuidando da formação em áreas relevantes cientificamente, cujo conhecimento e inovação impactem a sociedade.

O compromisso assumido aumenta a importância e o brilho deste momento, rito de passagem para celebrar as conquistas de docentes que passam a ser, junto a seus pares, os responsáveis pelo futuro da academia.

Os desafios não faltarão, mas com serenidade, resiliência e o desenvolvimento do sentimento de pertencimento, eles serão superados.

Parabéns e sucesso na nova empreitada.

Lembrem-se que somos passageiros, enquanto a FO é perene.

Juntos construímos sua História, aprimoramos sua Cultura, carregando em nossos corações o amor que nutrimos pela casa que abriu suas portas para nós e contribuiu para o nosso crescimento profissional e pessoal.


Em seguida, o diretor fez a saudação aos novos docentes contratados, novos titulares, além de agradecer e homenagear os docentes e funcionários que se aposentaram.

O ato de posse aos novos professores titulares da FOUSP iniciou-se através da imposição das vestes talares.

Denomina-se veste talares (do latim, talaris, ou seja, que desce até os calcanhares) à vestimenta longa que distingue os membros da alta hierarquia da Universidade, reforçando lhes a posição de poder. O uso de vestes talares no cerimonial universitário preserva a tradição que remonta às práticas seculares adotadas pela Universidade de Coimbra, em Portugal. Samarra ou pelerine – designa uma espécie de capa pequena de cetim, usada por reitores e doutores, que é colocada sobre os ombros e é presa à frente com alamares; origina-se de uma antiga vestimenta campesina feita de pele de carneiro, coberta com lã, expressando simbolicamente o saber notório.

A Sra. Estela Maia Bellini Panutti foi convidada a sobrepor a samarra no ombro do Prof. Dr. Claudio Mendes Panutti. Os Senhores Hertez Corrêa e Moacyr Domingos Novelli sobrepuseram a samarra no ombro da Profa. Dra. Luciana Corrêa. O Sr. Agnaldo Ribessi foi convidado a sobrepor a samarra no ombro da Profa. Dra. Maria Cristina Zindel Deboni. O Sr. Kay Alan Muller sobrepôs a samarra no ombro da Profa. Dra. Marília Trierveiler Martins e, para finalizar as posses, o Sr. Alessandro Costa e Silva foi convidado as sobrepor a samarra no ombro da Profa. Dra. Patrícia Moreira de Freitas Costa e Silva. A leitura do termo de posse foi lida pela Assistente Acadêmica, Sra. Dayse Aparecida Fazzolaro, seguido do discurso de posse, proferido pela Profa. Dra. Maria Cristina Zindel Deboni.

Exmo Sr. Diretor Giulio Gavini em nome de quem cumprimento todos os professores titulares e membros da Congregação, meus colegas novos titulares, familiares, amigos, senhoras e senhores.

Em primeiro lugar, gostaria de agradecer aos professores aposentados hoje homenageados, pelo que representaram na minha formação, dar os parabéns às novas docentes e aos colegas titulares: Cláudio, Luciana, Marília e Patrícia. 

A mais importante universidade da América Latina e uma das mais respeitadas no mundo, a Universidade de São Paulo completa 90 anos.  Ela formou presidentes da República, governadores de Estado e outros grandes líderes da sociedade. A Faculdade de Odontologia, em seus 123 anos de história, representa um papel extremamente relevante na jornada desta Universidade.

Depois de receber a notícia de que eu deveria fazer o discurso em nome dos titulares que tomam posse hoje, confesso que fiquei de início um pouco apreensiva. Falar em nome de outros sempre é muito complicado, a responsabilidade é muito grande, porém a Assessoria Acadêmica me disse que eu era a docente mais antiga … aí me lembrei que com exceção da Professora Patrícia os outros colegas novos titulares, foram meus alunos e assim eu deveria ficar à vontade e agradecer essa oportunidade única na vida acadêmica.

Refletindo depois sobre este momento, percebi a quão significativa é a data de hoje para a FOUSP: dentre cinco titulares que tomam posse hoje quatro são mulheres. Fiquei feliz e honrada em ser uma delas e ver que todas as novas docentes contratadas que estão sendo apresentadas publicamente hoje são mulheres. A equidade de gênero está acontecendo… não por uma imposição da lei ou do acaso, mas porque somos competentes e produtivas. Estamos ganhando espaços e vejam, meninas, em maior número, nós podemos e vocês também podem e poderão chegar a cargos de liderança. O perfil docente está mudando… e acredito que para melhor. Claudio meu amigo e colega…. por favor, não leve nada para o pessoal.

Professores titulares devem demonstrar engajamento institucional, competência, ética, liderança, resiliência e paciência para administrar com honra e integridade e procurar superar as dificuldades (que sempre irão surgir) com prudência, sabedoria e equilíbrio. Devem ser criativos e demonstrar humildade para mudar ou rever medidas tomadas. Dialogar e procurar mediar conflitos. Conduzir o processo didático-pedagógico da instituição pelo bom exemplo. Manter sempre um caráter investigativo para instigar os colegas mais jovens na carreira. Essas são qualidades importantes para um professor titular. Com certeza individualmente podemos não ter todas elas reunidas em uma única pessoa, mas o trabalhar em conjunto é que faz o todo.

Se tornar professor titular desta Unidade de Ensino na Universidade de São Paulo, representa, portanto, uma grande responsabilidade. A sociedade, que nos mantém, é dinâmica, assim como são suas necessidades e anseios. A FOUSP não tem se furtado a se modernizar e se adaptar para a formação de um profissional engajado com as necessidades de saúde, especificamente a saúde bucal da população. A modernização do currículo do curso que neste ano entra em vigência aqui na FOUSP esteve atenta a isso e pretende manter a vanguarda e dinamismo no modo de pensar um novo modelo de ensinar Odontologia ao jovem estudante de hoje. É fato que a modernização curricular percorrerá um período de adaptação ao novo e às novas formas de ensinar/aprender/avaliar sempre respeitando as diversidades.

A FOUSP tem se destacado como uma das Faculdades de Odontologia de maior prestígio do mundo na qualidade de ensino e formação de novos profissionais tanto na Graduação como na Pós-graduação e na pesquisa de excelência, o que muito nos orgulha e nos enche de alegria. Além disso, nos últimos anos, a FOUSP tem se dedicado intensamente para sua inserção no cenário internacional. Na busca da internacionalização, já foram realizadas parcerias com universidades nos Estados Unidos, Europa, Ásia e América Latina, tanto para pesquisas quanto no intercâmbio de alunos e professores.

Para encerrar, me permitam ler um trecho de um texto do teólogo, educador e escritor Rubem Alves, representando o que desejo como professora da FOUSP já há 38 anos e agora Professora Titular.

“Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas. Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do voo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o voo. Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em voo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o voo, isso elas não podem fazer, porque o voo já nasce dentro dos pássaros. O voo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado”.

Assim, espero que possamos ser referências Institucionais do que já se passou para não repetirmos erros e explorar o que foi positivo. Ser proativos e criativos com o que estamos vivenciando e que possamos encorajar os “voos” dos nossos colegas e estudantes.

Muito obrigada


O Diretor, Prof. Dr. Giulio Gavini, bastante emocionado, proferiu algumas palavras antes de encerrar essa sessão solene.

Os afetos são feitos de emoções e sentimentos. As emoções são lembranças do que foi vivido aqui dentro.

Aos que partem, o eterno muito obrigado.

Aos que chegam, a emoção da sensação de pertencimento. A FOUSP precisa muito de vocês.

Aos novos titulares, a responsabilidade da condução com respeito e entendimento. A tarefa não é simples!

Muito obrigado


Fotos: Amarildo de Almeida


Conheça os Novos docentes:


Saiba mais sobre a trajetória acadêmica dos Docentes Aposentados:


Saiba mais sobre os Servidores Técnico-Administrativos que se aposentaram:


Saiba mais sobre a trajetória acadêmica dos Novos Docentes Titulares: